Conclusão de OS na WAP

Somente serão concluídas totalmente na WAP as OS dos tipos “Assistência”, “Firmware”, “Software” e “Manutenção Preventiva”. Os demais tipos terão apenas o status de atendimento concluído.

Para concluir uma OS, siga os passos abaixo:

1 Acesse a WAP;

2 Localize a OS desejada;

3 Clique em “Alterar Status”;

3.1 Na WAP na Visão do Motorista, para as OS do tipo “Etiqueta” e “Material de Consumo” será possível marcar a flag e concluir a OS diretamente pelo botão “Concluir OS”, sem precisar informar outro Status;

4 Selecione a opção “Atendimento Concluído”;

4.1 Na WAP na visão do Motorista, para as OS’s do tipo Instalação, somente será possível alterar o status para “Entregue”;

5 Clique em “Confirmar”;

6 Conforme o status selecionado e confirmado para alterar a OS, o sistema irá exibir a tela “Checklist de Atendimento”;

  • Em seguida selecione a flag dos passos realizados e se desejar, insira uma observação como no gif abaixo;
  • É obrigatório o preenchimento deste campo, se tiver marcado o mesmo ao selecionar o status para a OS, pois o sistema alerta o usuário de que tem checklist para ser preenchido.

7 Preenchendo todas as informações necessárias, clique em “Salvar”;

8 O sistema irá exibir a tela “Lançamento de Despesas” para validar se haverá lançamento de despesas;

9 Clique no botão “Sim” para efetuar o lançamento ou no botão “Não”, para não efetuar;

10 Ao clicar no botão “Não”, o sistema irá exibir a tela apresentada na etapa nº 15;

11 Ao clicar no botão “Sim”, o sistema irá exibir a tela para seleção das despesas a serem lançadas; marque a flag das despesas;

12 Clique em “Avançar”;

13 O sistema irá exibir a tela “Despesas Adicionadas”; ao lado de cada despesa, selecione a quantidade e o valor;

13.1 Se desejar excluir alguma despesa, clique no botão “Excluir”, representado pelo ícone de lixeira;

14 Após preencher a quantidade e valor de cada despesa, clique no botão “Avançar”;

15 Na próxima tela preencha o campo “Como você resolveu essa OS?” e informe o contador em “Contador Mono”;

17 Clique no botão “Avançar”;

18 A tela de Categorização de OS será exibida, geralmente as ordens de serviço já estarão categorizadas de acordo com o tipo de abertura realizada, porém caso não estejam categorizadas, utilize os campos abaixo para efetuar esta categorização:

  • Tipo de Abertura: informe o meio utilizado para a abertura da Ordem de Serviço, como por exemplo, se a abertura ocorreu por e-mail ou telefone;
  • Categoria: classifique o setor da empresa ou do sistema para qual será necessário abrir ordens de serviços, por exemplo, se uma determinada estrutura física precisa de manutenção ou aplicações que precisam de configurações;
  • Produto: selecione o produto que atenderá as necessidades da categoria escolhida;
  • Processo: selecione o processo que será necessário executar para atender à OS;
  • Problema: selecione a descrição do problema referente a OS aberta;
  • Eficiência Help Desk: selecione para avaliar o primeiro atendimento da ordem de serviço, realizada pelo Help Desk. Este campo não possui seleção obrigatória, porém, ao selecionar, habilitará o campo para adicionar observação referente a eficiência selecionada;
  • Adicione uma Observação: se desejar, adicione informações referente a opção selecionada no campo citado acima;
  • Resolução pelo ServiceDesk: marque a flag caso a resolução da OS tenha sido pelo ServiceDesk.

18.1 Ao categorizar a OS, se o “Tipo de Abertura” estiver preenchido com “Canal do Cliente”, ficará bloqueado para edição;

19 Após categorizar a OS, clique em “Avançar”;

20 Se a OS de Assistência ou Software não estiver com SLA atrasado, o sistema deverá gerar o log de atendimento concluído e encerrar a OS; atualizando a solução, contadores, categorização e FCA;

21 Se a OS de Assistência ou Software estiver com SLA atrasado, o sistema irá redirecionar para a tela onde o FCA deverá ser informado;

22 Selecione na lista suspensa o motivo do atraso no SLA e abaixo insira observações complementares;

23 Clique em “Pronto, finalizar OS agora”;

24 Após todos os passos acima, o sistema deverá gerar o log de atendimento concluído e encerrar a OS; atualizando a solução, contadores, categorização e FCA.

Conclusão OS Desinstalação

Ao informar o status “Atendimento Concluído”, o sistema irá solicitar ao usuário que informe o estado em que o equipamento se encontra no momento da desinstalação. Após selecionar os estados predefinidos, o sistema irá atualizar o registro referente ao SELB desinstalado na tabela PRODUTO_COLETOR, setando a coluna ds_estado_equipamento com o estado informado pelo técnico, além de apenas alterar o status da OS para “Atendimento Concluído”, gerando o LOG e sumindo da WAP para atendimento do técnico.