Gerenciamento de Ordem de Serviço

Para acessar a tela de Gerenciamento de Ordem de Serviço, siga os passos abaixo: 

1 Acesse o SmartManager; 

2 Clique no menu “Cadastros”; 

3 Clique em “Ordem Serviço”; 

4 Abrirá a tela “Gerenciamento de Ordem de Serviço”. 

As informações da tela e ações disponíveis são: 

a) Quadro “Filtros”: irá disponibilizar filtros para localização da OS desejada. Para utilizar, preencha um ou mais campos disponíveis e clique em “Filtrar”. Os filtros disponíveis são:

  • Código: o sistema irá listar as OS’s do cliente cujo código foi informado;
  • Razão Social: o sistema irá listar as OS’s do cliente selecionado; 
  • Botão F1: clique no botão para abrir o Zoom de Empresas e utilizar mais filtros de busca para localizar o cliente desejado; 
  • Nome Fantasia: o sistema irá listar as OS’s do cliente cujo nome fantasia foi informado; 
  • Contrato: o sistema irá listar as OS’s relacionadas ao código do contrato informado; 
  • Nº da Nota: o sistema irá listar as OS’s vinculadas a nota informada;
  • Categoria: o sistema irá listar as OS’s da categoria selecionada; 
  • Projetos: o sistema irá listar as OS’s vinculadas aos projetos marcados; 
  • Nº OS: o sistema irá listar a OS informada; 
  • SELB: o sistema irá listar as OS’s vinculadas ao código SELB informado; 
  • Nº de Série: o sistema irá listar as OS’s vinculadas ao número de série de equipamento informado; 
  • Técnico: o sistema irá listar as OS’s atreladas ao técnico selecionado;
  • Status: o sistema irá listar as OS’s que estejam no status selecionado; 
  • Tipo de OS: o sistema irá listar as OS’s classificadas com o Tipo de OS selecionado; 
  • Tecnologia: o sistema irá listar as OS’s que possuam a tecnologia selecionada; 
  • Período: ao marcar a flag “Filtrar”, selecione o tipo de período a ser filtrado, se “Abertura” ou “Conclusão”. Preencha a data início e fim para que o sistema liste as OS correspondentes ao período informado; 
  • Equipamento Situação Crítica: o sistema irá listar as OS’s que possuam equipamentos em situação crítica adicionados;
  • OS’s Integração NDD: o sistema irá listar as OS’s de clientes relacionados a contratos que tem integração com NDD; 
  • Desconsiderar Remanejo: o sistema irá desconsiderar OS’s que foram geradas a partir de um remanejo. A distinção se a OS é de remanejo fica no campo “Solução da OS”; 
  • Botão “Abrir OS”: permite abrir uma Ordem de Serviço; 
  • Botão “Filtrar”: permite filtrar as Ordens de Serviço conforme filtros preenchidos;
  • Botão “Atalhos da Tela” (ícone de lâmpada): apresenta os atalhos disponíveis na tela; 
  • Botão “Exportar” (ícone de Excel): permite exportar a relação de OS listadas após aplicar os filtros preenchidos. 

 

b) Quadro “Registros”: após filtrar as informações desejadas, as OS’s serão exibidas neste quadro, contendo as seguintes informações:

  • TAG 
  • OS 
  • SELB 
  • Série
  • Nome Fantasia 
  • Tipo 
  • Status 
  • Local 
  • Telefone
  • Contato
  • Data Agendamento 
  • Hr. Corte Transportadora 
  • Unidade Instalação 
  • Chamado Cliente 

 

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma OS da grid, o sistema exibirá as opções: 

  • Shift+F1 – Acompanhar OS / Shift+F1 – Acompanhar OS em Lote (quando selecionada mais de uma OS)
  • F2 – Alterar Técnico 
  • F3 – Gerenciar Produto 
  • F4 – Editar 
  • F6 – Alterar Status 
  • F7 – Endereço Equipamento
  • F8 – Consultar Contadores Equipamento 
  • F9 – Acessórios Equipamento 
  • F10 – Histórico SELB 
  • F11 – Análise OS 
  • F12 – Gerenciar Envio
  • Histórico de Impressão 
  • Gerar Orçamento 
  • Exibe Equipamentos Contrato 
  • Alterar Empresa Faturadora 

 

Ao selecionar uma OS listada no quadro “Registros”, o sistema irá exibir: 

a) Dados Gerais: o sistema irá exibir as seguintes informações da OS:

  • Empresa: dados da empresa 
  • Equipamento e OS: informações do equipamento e OS; 
  • Resumo: resumo de OS’s abertas. 

 

  • Botão “Anexar”: permite inserir anexos na OS; 

 

  • Botão “OS Checklist Atendimento”: permite consultar a checklist de atendimento e inserir observações ao lado de cada etapa; disponível para tipos de OS com checklist cadastradas; 

 

  • Botão “Acompanhamento de Localização do Técnico”: permite acompanhar a localização do técnico, disponível para as OS’s “Em atendimento”, “Em deslocamento”, “Retorno ao cliente”, “Revisão em oficina” ou outros status que não redirecionam o usuário a demais páginas; 

 

b) Produtos/Serviços: o sistema irá exibir:

  • Informações dos produtos/serviços adicionados na OS; 

  • Botão “Relatório”: abrirá a tela “Dados Rastreabilidade da OS”; 

 

  • Botão “Produtos”: abrirá a tela “Gerenciamento de Produtos da OS”; 

 

  • Botão “Serviços”: abrirá a tela “Gerenciamentos de Produtos da OS”; 

 

c) Descrição do Serviço: o sistema exibirá a descrição do serviço inserida na OS;

 

 

d) Solução/ Contador PB: campos para preenchimento da solução e contadores ao concluir ou cancelar a OS;

 

e) Botão “Play”/”Pause”: permite iniciar ou pausar o atendimento;

 

f) Botão “Cancelar”/“Salvar”: permite cancelar ou salvar as informações inseridas em “Descrição do Serviço” e “Solução”;

  

g) Botão “Liberar OS”: permite liberar OS;

h) Botão “Concluir”: permite concluir OS;

i) Botão “Cancelar OS”: permite cancelar OS;

j) Botão “Categorizar”: permite categorizar OS;

k) Botão “Visualizar OS”: permite visualizar OS;

l) Botão “Romaneio”: permite efetuar romaneio da OS;

m) Botão “Imprimir OS Lote”: permite imprimir a OS em lote;

n) Botão “Imprimir OS”: permite imprimir a OS;

o) Botão “Sair”: permite sair da tela.