Cadastro de Cobrança

Para cadastrar uma cobrança, seguir os passos abaixo:

1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;

2 Clicar em “Cobrança”;

3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Cobrança”, clicar no botão “F2 – Nova Cobrança”;

4 Abrirá a tela “Dados da Cobrança”, preencher os dados solicitados, sendo eles:

4.1 Todos os campos em negrito são de preenchimento obrigatório;

Código: o código da cobrança será gerado automaticamente pelo sistema;

Identificação: preencher a identificação da cobrança;

Descrição: preencher a descrição da cobrança;

Convênio: preencher o código de identificação do cliente junto ao banco. Para que possa ser efetuada uma cobrança, o banco deve fornecer o código do convênio ao cliente;

Agência: preencher o número da agência bancária;

Dígito Agência: preencher o dígito da agência bancária;

Conta: preencher o número da conta bancária;

Dígito Conta: preencher o dígito da conta bancária;

Sequencial: preencher o número responsável por identificar a sequência de contas cadastradas para o mesmo cliente;

Forma de Pagamento: selecionar a forma de pagamento;

Caixa: selecionar o registro para identificar através de qual banco será efetuada a transação de pagamento;

Banco Compensação

Num. Carteira

Tipo Documento

Transmissão

Convênio Pagamento

Espécie Título

Código Carteira

Razão Conta

Instrução Cobrança

Variação Carteira

Caminho Envio Cobrança: preencher o diretório responsável por armazenar o arquivo de envio de cobrança, gerado pela Empresa;

Caminho Envio Pagamento: preencher o diretório responsável por armazenar o arquivo de envio para o Banco, gerado pela Empresa;

Caminho Retorno Pagamento: preencher o diretório responsável por armazenar o arquivo de envio para o Banco, gerado pela Empresa;

5 Após preencher as informações solicitadas, clicar no botão “Salvar” para finalizar o cadastro;

5.1 Para cancelar o cadastro, clicar no botão “Sair”.

 

Para editar o cadastro de uma cobrança, seguir os passos abaixo:

1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;

2 Clicar em “Cobrança”;

3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Cobrança”, localizar o cadastro desejado utilizando os filtros disponíveis;

4 Clicar no botão “Buscar”;

5 Localizar o cadastro desejado na grid e acionar duplo clique com o mouse;

6 Abrirá a tela “Dados da Cobrança”. Editar as informações desejadas;

7 Após editar as informações desejadas, clicar no botão “Salvar” para finalizar a edição;

7.1 Para cancelar a edição, clicar no botão “Cancelar” ou “Sair”.

 

Para excluir o cadastro de uma cobrança, seguir os passos abaixo:

1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;

2 Clicar em “Cobrança”;

3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Cobrança”, localizar o cadastro desejado utilizando os filtros disponíveis;

4 Clicar no botão “Buscar”;

5 Localizar o cadastro desejado na grid e acionar duplo clique com o mouse;

6 Abrirá a tela “Dados da Cobrança”. Clicar no botão “Excluir”;

6.1 Para cancelar a exclusão, clicar no botão “Sair”;

6.2 Ao clicar no botão “Excluir”, abrirá uma modal solicitando confirmação para a exclusão. Clicar no botão “Sim” para confirmar ou no botão “Não” para cancelar.