Tela: Dados Libera OS

A tela “Dados Libera OS” é acessada pela tela “Liberação Ordem de Serviço”. Ela permite liberar ou rejeitar OS, possui botões de ação e é dividida em 5 quadros, sendo eles:

  1. Dados OS
  2. Produtos
  3. Últimos Chamados/Observações OS
  4. Faturamento
  5. Solução

 

As informações dos quadros e ações disponíveis são:

a) Quadro Dados OS: irá disponibilizar informações sobre a OS. Em “Editar Contador” é possível editar os contadores PB e color do equipamento vinculado a OS. Para isso, preencha os contadores e clique no botão “Salvar;

 

b) Quadro “Produtos – F3”: serão exibidos os produtos vinculados a OS, apresentando suas informações e possibilitando algumas ações, sendo elas:

  • Cód. Produto: código do produto;
  • Produto: nome do produto;
  • Alterar Dados dos Produtos: ao clicar no ícone de lupa, será aberta a tela “Gerenciamento de Produtos da OS”, onde será possível gerenciar os produtos vinculados à OS. Ao selecionar um produto e apertar o botão “Delete”, é possível excluir este produto;
  • Qtd: quantidade do produto;
  • Valor: valor total dos produtos;
  • Prod. Esp.: quantidade de impressões esperada pelo produto;
  • Prod. Efe. PB: impressões efetuadas em páginas preto e branco;
  • Durab. PB (%): percentual de durabilidade atingida em impressões em preto e branco;
  • Prod. Efe. Color: impressões efetuadas em páginas coloridas;
  • Durab. Color (%): percentual de durabilidade atingida em impressões coloridas;
  • Durab. Min (%): percentual de durabilidade mínima que o produto deverá atingir para necessitar de reposição ou assistência;
  • Durab. Fim (%): percentual de durabilidade máxima que o produto poderá atingir antes que seja necessário reposição ou assistência;
  • Obs. Durabilidade: observações inseridas na justificativa de abertura da OS;
  • Bloqueado:
  • Scrap: a flag marcada significa que é um produto Scrap, e neste caso será considerada o % de durabilidade conforme configuração na base de dados (Config 142). É possível alterar a marcação conforme necessidade;
  • Garantia: a flag marcada significa que o produto possui garantia. É possível alterar a marcação conforme necessidade;
  • Defeito: a flag marcada significa que o produto está com defeito. É possível alterar a marcação conforme necessidade;
  • Bloq. Compra: a flag marcada significa que o produto está bloqueado para compra. Não é possível alterar a marcação;
  • Observação Solicitação de Peças: exibe as observações inseridas na justificativa de abertura da OS referente ao produto selecionado na grid.

 

c) Quadro “Últimos Chamados/Observações OS”: em “Últimos Chamados” serão apresentados os últimos chamados abertos pelo cliente, sendo possível clicar em “+” para expandir as informações. Ao selecionar um produto na grid de produtos, os chamados exibidos no quadro “Últimos Chamados” serão destacados conforme abaixo:

  • Linha sem ser pintada: o produto selecionado na grid “Produtos” não foi adicionado na OS listada na grid “Últimos Chamados”;
  • Linha pintada de amarelo: o produto selecionado na grid “Produtos” foi adicionado na OS listada na grid “Últimos Chamados” e já foi devolvido;
  • Linha pintada de verde: o produto selecionado na grid “Produtos” foi adicionado na OS listada na grid “Últimos Chamados” e não foi devolvido (incluindo produtos semelhantes).

 

Em “Observações OS” serão apresentadas as últimas observações referentes a OS selecionada na tela de Liberar OS. Essas observações irão conter Data, Usuário e Observação que foi feita para tal OS;

 

d) Quadro “Faturamento”: exibe as informações considerando apenas o SELB do equipamento. Ou seja, caso este SELB tenha sido remanejado para um contrato diferente, porém de mesmo cliente, não será perdido o histórico de faturamento, e irá verificar as OS anteriores ao remanejo para o cálculo da análise;

 

e) Quadro “Solução”: define a próxima tratativa a ser efetuada na OS

  • Solução: selecione a solução definida após a análise da OS;
  • Descrição Solução: insira observações complementares;
  • Técnico: selecione o técnico que dará sequência ao atendimento da OS;
  • Prioridade: marque a flag para que a OS seja definida como prioritária. Somente usuários com perfil de analista podem utilizar essa função;

 

f) Botão “Anexos Ordem de Serviço”: permite visualizar os anexos inseridos na OS a ser liberada e anexar novos arquivos;

 

g) Botão “Acompanhamento de Localização do Técnico”: permite consultar a localização do técnico;

 

h) Botão “Play/Pause”: clicar no botão “Play” ou “Pause” para sinalizar se a OS está sendo atendida. Essa ação não altera o status da OS, serve exclusivamente para sinalizar se o atendimento está ou não ocorrendo.

  • Caso a OS selecionada esteja no status “Em Atendimento”, será apresentado o botão “Pause”;
  • Caso a OS selecionada esteja em um status diferente de “Em Atendimento”, será carregado o botão “Play”.

Ao iniciar a análise a OS ficará em destaque para os demais usuários na tela de “Liberação de Ordem de Serviço”:

 

i) Botão “Urgência”: permite enviar a OS para urgência;

 

j) Botão “Análise HelpDesk”: permite enviar para a análise helpdesk efetuar a liberação ou rejeição da OS;

k) Botão “Enviar E-mail”: permite enviar um e-mail ao cliente onde é validado divergência nos contadores. Ao clicar no botão, abrirá a tela “Enviar E-mail Liberar OS”, onde será apresentado o e-mail cadastrado na OS. É possível informar o Assunto, e no campo “Corpo E-mail” detalhar o motivo do envio do e-mail. O e-mail será enviado com as imagens de cabeçalho e rodapé padrão da empresa (definidos em uma configuração).

O envio deste e-mail será gravado em log na tela de “Acompanhamento de OS” (SHIFT + F1) no SmartManager e no menu “Histórico” do Canal do Cliente. Ainda na tela “Acompanhamento de OS”, caso a flag “Enviar ao Cliente” estiver marcada, a tela “Enviar E-mail Liberar OS” será aberta com a observação preenchida anteriormente já carregada no campo “Corpo E-mail”.

 

l) Botão “Liberar OS”: permite liberar a OS;

 

j) Botão “Rejeitar OS”: permite rejeitar a OS;

 

l) Botão “Sair”: permite sair da tela “Dados Libera OS.