Consulta Duração Fluxo

A Consulta Duração Fluxo dispõe ao administrador a possibilidade de acompanhar o tempo de duração dos fluxos dos processos BPM cadastrados no sistema, auxiliando-o na tomada de decisões com relação a prazos. Para iniciar a consulta e gerar relatório, o administrador deverá acessar a Consulta Duração Fluxo e preencher os campos dispostos na aba Listar. Nesta aba, nem todos os campos tem o seu preenchimento obrigatório, os que forem obrigatórios serão apontados pelo sistema se não estiverem preenchidos. Segue abaixo detalhamento, para o correto preenchimento dos campos apresentados (Figura abaixo, Passo 1):

Processos: Informar sobre qual processo será realizada a consulta de duração de fluxos. Nesta configuração serão apresentados ao administrador dois painéis (Selecionados e Não Selecionados). No painel Não Selecionados, estarão todos os processos cadastrados no sistema e no painel Selecionados, estarão os processos associados pelo administrador para consulta. Para associar processos à consulta, o administrador deverá seleciona-los na listagem de itens não selecionados e clicar no ícone (←), para desassociar processos da consulta, fazer a seleção contrária (→).

Código do Fluxo: Informar o código do fluxo que deseja realizar a consulta (opcional);

Descrição do Fluxo: Informar a descrição do fluxo (opcional);

Solicitante: Informar o nome do usuário solicitante do fluxo que deseja consultar (opcional);

Período de: Selecionar o período da consulta, podendo ser:

  • Abertura: Se selecionado, no relatório trará o tempo total investido nos processos iniciados no período entre datas informado no campo Entre.
  • Encerramento: Retornará no relatório o tempo total investido nos processos finalizados dentro do período entre datas informado.

Ordenar por: Informar à ordem que as informações estarão dispostas no relatório. Por padrão, este campo vem com uma ordenação pré-definida pelo sistema, e para trocar essa ordem, o administrador terá que selecionar a opção desejada na listagem e utilizar os botões Sobe e Desce representados pelos ícones (↑) e (↓);

Ordenação do primeiro campo: Selecionar como os resultados da consulta serão listados no relatório, se por ordem Crescente ou Decrescente;

Expandir os processos em tarefas: Se marcado, irá mostrar no relatório da consulta o tempo total investido em cada fluxo do processo e nas atividades pertencentes ao mesmo;

Com todos os dados inseridos nos campos de consulta, o administrador deverá clicar em CONFIRMAR. O resultado da consulta estará disposto na aba Fluxo, onde o administrador visualizará todos os processos selecionados para consulta e a duração de execução de cada um. O relatório gerado pelo sistema permitirá ao administrador, navegar entre as páginas do relatório, imprimir e exportar o mesmo para extensões PDF, Word, Excel, TXT, Tiff e CSV (Figura abaixo, Passo 2). Para exportar o relatório gerado, o administrador deverá selecionar a extensão desejada e em seguida clicar em EXPORT, onde o sistema realizará o download do relatório na extensão configurada.

Para acessar o tempo total investido nas atividades dos processos listados na aba Fluxo, o administrador deverá clicar sobre o código que deseja detalhar (Figura acima, Passo 3), no qual será direcionado para a aba Tarefa (Figura abaixo). Nesta aba, o mesmo visualizará todas as atividades do fluxo selecionado e informações gerais sobre o mesmo, bem como, o tempo de execução de cada tarefa, como mostrado na figura abaixo.

Importante ressaltar que, o acesso a esta aba somente será possível, se na tela Filtrar (Figura inicial) o campo Expandir os processos em tarefas estiver desmarcado, caso contrário os fluxos e suas atividades serão listados na aba Fluxo (Figura abaixo).

Para sair da tela Consulta de Usuários, o administrador deverá clicar no botão SAIR.