Gerenciamento de Notificações
Essa funcionalidade do SmartShare, disponibiliza ao administrador a possibilidade de criar e gerenciar notificações que serão enviadas aos usuários cadastrados no sistema associados ao destinatário informado na configuração da notificação. Essas notificações podem ser alerta ou comunicados a respeito de alguma ação realizada na aplicação selecionada. Importante ressaltar que, algumas notificações consideradas padrão, são adicionadas no momento da instalação do sistema, mas nada impede que o administrador realize a edição dessas notificações. Ao acessar a publicação Gerenciamento de Notificações, será apresentada ao administrador a tela de configuração.
Aba Incluir
Ao selecionar a aba Incluir, o administrador deverá preencher os campos para a inclusão de um novo registro.
Aplicação: Selecionar o tipo de aplicação que a notificação criada irá pertencer. Para adicionar novos tipos de aplicação, o administrador deverá acessar o Gerenciamento de Tipo de Aplicação;
Para obter mais informações, leia Gerenciamento de Tipo de Aplicação.
Ação: Selecionar em que ação será enviada a notificação aos usuários. Os tipos de ação podem variar dependendo do tipo de aplicação que for selecionada, caso necessite incluir novas ações, o administrador terá que acessar o Gerenciamento de Tipo de Ação;
Para obter mais informações, leia Gerenciamento de Tipo de Ação.
Destinatário: Selecionar qual o destinatário determinado para a notificação, para isso, o administrador deverá clicar no ícone em formato de Lupa. A seguinte tela será apresentada, onde o mesmo terá de marcar o destino desejado (Figura abaixo), e CONFIRMAR a associação do destinatário.
Ativo: Indicar se a notificação está ativa ou inativa no sistema. Por padrão, o campo de seleção vem marcado como uma notificação ativa.
Conteúdo: Descrever o conteúdo da notificação, podendo informar máscaras que serão substituídas pela informação relacionada à mesma.
Segue alguns modelos de máscaras que poderão ser utilizadas em notificações no SmartShare:
[frm_ds_titulo] – Substituirá a máscara pelo título da publicação;
[frm_ds_criador] – Substituirá a máscara pelo nome publicador;
[frm_ds_detalhada] – Substituirá pela descrição detalhada do documento;
[frm_ds_datacriacao] – Substituirá a máscara pela data de publicação do arquivo;
[frm_ds_pastadestino] – Substituirá a máscara pela pasta de destino da publicação;
[frm_ds_link] – Substituirá pelo link de acesso a publicação;
[frm_ds_observacao] – observação da versão documento;
[frm_ds_link_direto] – Substituirá pelo link direto ao visualizador da publicação;
[frm_ds_tipo_documento] – Substituirá a máscara pela descrição do tipo de documento;
[frm_ds_prefixo] – Substituirá a máscara pelo prefixo informado na publicação;
Após todos os campos devidamente configurados, o administrador deverá clicar no botão SALVAR, para validar a inclusão de notificação. Abaixo um exemplo de conteúdo da notificação:
Aba Listar
Todos os registros de notificações cadastrados no SmartShare com suas descrições, estarão dispostos ao administrador na aba Listar, como mostrado na figura abaixo o passo 1. Nesta aba, o administrador encontrará o código, a aplicação, a ação, o destinatário e se a notificação está ativa ou não no sistema, permitindo a ordenação dos registros por cada uma dessas opções (Figura abaixo, passo 2). Além da ordenação de registros, o administrador poderá realizar buscas pelos registros de notificações cadastradas, através da aba Buscar (Figura abaixo, passo 3), informando o nome da aplicação ou parte da mesma. Retornarão da busca todos os registros com o nome igual ou parecido ao que foi pesquisado. Se o número de registros cadastrados for superior ao permitido para ser listado na aba Listar, o usuário administrador poderá utilizar a barra de navegação, nesta barra o administrador encontrará o número total de registros cadastrados e a quantidade que está sendo exibida por página (Figura abaixo, passo 4).
Aba Detalhar
Na aba Detalhar, o administrador encontrará todas as informações sobre a notificação selecionada, sendo possível realizar a edição da mesma (Figura abaixo).
Para obter informações referente à exclusão de registros, leia Apêndice III: Processo para Exclusão de Registros Publicados para Gerenciamento.
Para sair da tela de Gerenciamento de Notificações, o administrador deverá clicar na opção SAIR, representada pelo ícone (X). Caso surjam dúvidas durante a navegação no sistema referente ao gerenciamento de notificações, o usuário deverá clicar no ícone em formato (?).