Gerenciamento de Domínio

O Gerenciamento de Domínio do SmartShare, permite que o administrador faça a gestão de domínios e a inclusão de novas conexões que irão interagir com o sistema na troca de informações. Estes domínios podem ser de dois tipos: AD, que é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede ou LDAP, que é um protocolo utilizado para outros serviços de diretórios.

Aba Incluir

No SmartShare é possível cadastrar um tipo de Domínio de cada vez, não é possível cadastrar AD e LDAP para o mesmo banco de dados. Segue detalhamento sobre preenchimento dos dois tipos de domínio.

Quando selecionado AD:

Domínio: Informar o domínio, na qual o SmartShare irá conectar-se;

Usuário: Informar um usuário com permissão de acesso ao domínio a ser incluso, a informação deve ser no formato domínio\usuário;

Senha: Informar a senha do usuário acima cadastrado;

Ao informar todos os campos da tela de inclusão, clicar em SALVAR para concluir o cadastro do registro.

Quando selecionado LDAP:

BasePath: Caminho de início de leitura da árvore de domínios;

Porta: Informar o número da porta utilizada pelo servidor proxy;

Domínio: Informar o domínio, na qual o SmartShare irá conectar-se;

Usuário: Informar um usuário com permissão de acesso ao domínio a ser incluso;

Senha: Informar a senha do usuário acima cadastrado;

Ao informar todos os campos da tela de inclusão, clicar em SALVAR para concluir o cadastro do registro.

Quando selecionado Azure AD:

Domínio: Informar o domínio, na qual o SmartShare irá conectar-se;

Tenant Id: Informar o tenant Id de acesso ao Azure AD.

Client Id: Informar a chave de autenticação do cliente no Azure AD. 

Secret Id: Informar a chave secreta do cliente no Azure AD. 

Aba Listar

Na aba Listar, o administrador encontrará todos os registros de domínio cadastrados no SmartShare, com suas descrições (Figura abaixo, passo 1). Nesta aba, o administrador poderá definir a ordem que os registros de domínio, estarão dispostos para visualização na tela de gerenciamento, podendo ser por:

Código: Esta opção irá organizar os registros por ordem de código (Crescente ou Decrescente). Para ativar este tipo de ordenação, clicar em cima de Código, para listar em ordem crescente e outro clique para listar em ordem decrescente (Figura abaixo, passo 3).

Tipo de Domínio: Organizará os registros por ordem alfabética, clicar em cima de Descrição, para ativar a ordenação (Figura abaixo, passo 4).

Domínio: Organizará por ordem alfabética os endereços de acesso ao servidor (Figura abaixo, passo 5);

Usuário: Organizará os registros por ordem alfabética, usando como critério o Usuário, para ativar a ordenação clicar sobre a opção desejada (Figura abaixo, passo 6).

Para saber se o domínio cadastrado foi preenchido corretamente e se o mesmo é válido, o administrador deverá testar a conexão clicando no ícone disposto na tela de listagem, como mostrado na figura acima o passo 2, onde o sistema irá emitir um aviso informando se o domínio é valido ou não.

Além das configurações acima citadas, a aba Listar, permite o usuário administrador realizar buscas por todos os registros de domínios cadastrados. Para realizar uma pesquisa, o usuário deverá clicar sobre a aba Buscar, em seguida informar a descrição relacionada ao domínio desejado e clicar no ícone BUSCAR. Se o número de registros cadastrados for superior ao permitido para ser listado, o usuário administrador poderá utilizar a barra de navegação, onde encontrará o número total de registros cadastrados e a quantidade que está sendo exibida por página (Figura acima, passo 7).

Para obter informações referente à exclusão de registros, leia Apêndice III: Processo para Exclusão de Registros Publicados para Gerenciamento.

Aba Detalhar

Na aba detalhar, o administrador encontrará todas as informações relacionadas ao domínio selecionado, como mostrado na figura abaixo. Caso alterações sejam realizadas na tela de detalhamento, o administrador deverá clicar em SALVAR.

Aba Campos

Na aba Campos, as informações serão preenchidas automaticamente ao realizar a sincronização com o domínio cadastrado, conforme propriedades inseridas na tela (Figura abaixo). Essas propriedades serão substituídas por dados cadastrados no domínio, por isso o administrador deverá saber qual a propriedade que contém as informações que deseja utilizar. Na seguinte tela (Figura abaixo), marcar Grupo Organizacional, para sincronizar toda a hierarquia contida no domínio selecionado, para cadastrar os usuários sincronizados em uma área específica, o administrador deverá marcar a opção Campo, e informar a propriedade onde está cadastrada a área. Quando se tratar de um Tipo de Domínio LDAP, no campo Login deve ser informada a propriedade: UID;

Para sair da tela Gerenciamento de Domínio, o administrador deverá clicar em SAIR.