Gerenciamento de Diretórios de Rede
Esta funcionalidade permite ao administrador cadastrar e gerenciar múltiplos diretórios de rede que serão utilizados para armazenar documentos publicados no SmartShare.
Aba Incluir
Para incluir novos registros, o administrador deverá acessar a aba Incluir, (Figura abaixo) onde será possível incluir as informações do Diretório de Rede.
Segue detalhamento:
Descrição: Informar o nome do Diretório de Rede;
Caminho de Rede: Quando os arquivos não forem ficar armazenados na raiz do FTP, este outro caminho deve ser informado neste campo;
Tipo de Autenticação: O produto oferece dois tipos de autenticação para acesso ao FTP:
- Autenticação Padrão (Usuário/Senha):
- Usuário: Informe o nome de usuário autorizado para acesso ao FTP.
- Senha: Informe a senha correspondente ao usuário informado.
- gMSA (Group Managed Service Account): Para utilizar a rotação automática de senha fornecida pelo gMSA, é necessário que:
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- A identidade do Application Pool no IIS esteja configurada para utilizar a conta gMSA.
- O serviço SmartShareAgent também esteja executando com a mesma conta gMSA.
- Essa configuração permite que a autenticação ocorra de forma segura, sem a necessidade de gerenciamento manual de senhas.
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Configuração da Identidade do Application Pool no IIS
- Abra o Gerenciador do IIS (Internet Information Services Manager).
- No painel lateral esquerdo, clique em “Application Pools” para exibir a lista de pools configurados no servidor.
- Localize e selecione o Application Pool utilizado pela aplicação.
- No painel à direita, clique em “Advanced Settings…” (Configurações Avançadas…).
- Na seção “Process Model” (Modelo de Processo), encontre o campo “Identity” (Identidade).
- Clique sobre o campo Identity e, em seguida, selecione a opção “Custom account” (Conta personalizada).
- Clique em “Set…” (Definir) e informe as credenciais da conta previamente configurada pelo time responsável (geralmente, o time de infraestrutura).
- Confirme as janelas exibidas até concluir a configuração.
- Após salvar, reinicie o Application Pool para aplicar as alterações.
Ativo: se preenchido o checkbox o diretório está ativo e pronto para ser utilizado, caso desmarcado, o diretório de rede estará indisponível para utilização.
Após definir todas as configurações para inclusão do novo Diretório de Rede, é possível executar um teste de conexão clicando no botão TESTAR para verificar se o acesso foi estabelecido corretamente. Caso o teste seja bem-sucedido, clique em SALVAR para confirmar e registrar as informações, caso não seja bem-sucedido, clique em CANCELAR para descartar as informações inseridas e revisar os dados antes de tentar novamente.
Aba Detalhar
Na aba detalhar, o administrador encontrará todas as informações relacionadas ao Diretório de Rede selecionado, como mostrado na figura abaixo. Caso alterações sejam realizadas na tela de detalhamento, o administrador deverá clicar em SALVAR.
Aba Listar
Na aba Listar, o administrador encontrará todos os registros de Diretórios de Rede cadastrados no SmartShare, com suas descrições (Figura abaixo, passo 1). Nesta aba, o administrador poderá definir a ordem que os registros de domínio, estarão dispostos para visualização na tela de gerenciamento, podendo ser por:
Código: Esta opção irá organizar os registros por ordem de código (Crescente ou Decrescente). Para ativar este tipo de ordenação, clicar em cima de Código, para listar em ordem crescente e outro clique para listar em ordem decrescente (Figura abaixo, passo 2).
Descrição: Organizará os registros por ordem alfabética, clicar em cima de Descrição, para ativar a ordenação (Figura abaixo, passo 3).
Caminho de Rede: Organizará por ordem alfabética os Caminhos de Rede (Figura abaixo, passo 4);
Ativo: Organizará os registros por Ativo ou Inativo, para ativar a ordenação clicar sobre a opção desejada (Figura abaixo, passo 5).
Para saber se o Diretório de Rede cadastrado foi preenchido corretamente e se o mesmo é válido, o administrador deverá testar a conexão clicando no ícone disposto na tela de listagem, como mostrado na figura acima o passo 6, onde o sistema irá emitir um aviso informando se o Diretório de Rede é válido ou não.
Além das configurações acima citadas, a aba Listar, permite ao usuário administrador realizar buscas por todos os registros de domínios cadastrados. Para realizar uma pesquisa, o usuário deverá clicar sobre a aba Buscar, em seguida informar a descrição relacionada ao domínio desejado e clicar no ícone BUSCAR. Se o número de registros cadastrados for superior ao permitido para ser listado, o usuário administrador poderá utilizar a barra de navegação, onde encontrará o número total de registros cadastrados e a quantidade que está sendo exibida por página (Figura acima, passo 7).