Apêndice XXII: Como configurar a MFP para retornar os resultados de consulta

Nas configurações de MFP do SmartShare, é possível realizar diversas configurações para os mais diversos cenários e um deles é o retorno de resultado com base no indice inserido ou consultado.

Por exemplo: Em uma instituição de ensino, um estudante realiza dois cursos, ao digitar o CPF na impressora, será feito uma busca nos cursos vinculados para aquele CPF e assim informar em tela para que seja possível selecionar para digitalizar o documento para o curso desejado.

Para realizar esta configuração é necessário acessar o gerenciamento de MFP e criar um novo processo de MFP ou modificar um processo existente.

A configuração para o retorno de valores é feita na tela de índices podendo ser configurado com o tipo de preenchimento do tipo fixo ou consulta e o campo valor deverá estar preenchido como [RET_RESULTADO].

Após configurar o Indice, é necessário configurar as consultas que serão realizadas no banco de dados do sistema, e que retornarão informações para o usuário indexador na tela da multifuncional. Os dados de retorno da consulta serão apresentados ao usuário indexador, logo após o preenchimento dos índices solicitados pela multifuncional, estes dados poderão ser selecionados e utilizados, o que auxiliará na busca pelos documentos após sua publicação no sistema.

Os campos apresentados na aba Consulta deverão ser preenchidos da seguinte maneira.

Processo: Este campo virá preenchido com o nome do processo que está sendo configurada a consulta;

Descrição: Informar o nome que a consulta será identificada;

Tipo de Conexão: Selecionar o tipo de conexão que será utilizada para a consulta que está sendo cadastrada. Por padrão, o campo virá preenchido com a opção Geral, na qual o usuário deverá em seguida informar a conexão com o banco de dados. Caso a opção sinalada seja Específico MFP, o campo Conexão apresentado abaixo será ocultado e a conexão utilizada será a mesma configurada no Gerenciamento de MFP para a multifuncional vinculada ao processo;

Para obter mais informações referente a conexão específica por MFP, leia Gerenciamento de MFP.

Conexão: Informar à conexão que será utilizada para execução do comando SQL. Por padrão, os registros de conexão devem ser cadastrados previamente no Gerenciamento de Conexões do SmartShare, para que os mesmos sejam listados neste campo. Caso o Tipo de Conexão seja Específico MFP este campo não será apresentado para configuração. Para mais informações sobre cadastro de conexões acesse Gerenciamento de Conexão.

Consulta: Informar o comando SQL que será executada na busca de valores para a conexão informada. Por padrão, este comando deverá sempre retornar duas colunas da tabela que possui as informações desejadas, sendo uma coluna para o ID e outra para o texto quando o campo Apresentar Resultado estiver sinalado, do contrário, a consulta poderá ser simplificada;

Apresentar Resultado: Para esta configuração este campo deverá estar marcado. O resultado da consulta que está sendo cadastrada será apresentado na tela da multifuncional para que o usuário possa selecionar. Este campo, quando sinalado apresentará para configuração o campo Mensagem de Retorno. Por padrão, não será permitido configurar mais de uma consulta para o mesmo processo com está opção sinalada;

Com tudo configurado corretamente, ao utilizar a MFP, é necessário informar o CPF na tela de índices e clicar em Confirmar para continuar o processo.

Serão dispostos os cursos vinculados para o CPF informado. Onde o usuário poderá selecionar o curso e realizar a digitalização dos arquivos necessários.

Ao finalizar a digitalização os arquivos serão enviados automaticamente para o SmartShare juntamente com os dados inseridos.