Configurações Gerais
Neste menu será disponibilizado ao usuário os configuradores para a sincronização entre o SmartShare DI e o banco de dados e a configuração de dados web, como proxy e servidor de e-mail. Além desses configuradores, serão disponibilizados os menus relatório mensal e serviço, onde será definido o período de tempo que o Log do serviço ficará salvo.
Abaixo será abordado individualmente cada configurador disponível nesse menu:
Banco de Dados
Para a configuração de banco, o usuário terá duas opções, sendo através da tela de login, caso seja o primeiro acesso ao módulo Server ou pelo menu Configurações, no item Gerais através da aba Banco de dados (Figura abaixo). Ao selecionar qualquer uma das opões os seguintes campos serão apresentados, na qual deverão ser preenchidos da seguinte forma (Figura abaixo, Passo 1):
Servidor\ Instância: Informar o nome do servidor onde se encontra o banco de dados do DI;
Base de Dados: Informar o nome do banco de dados do DI que deseja se conectar;
Usuário: Informar o nome do usuário com permissão para acessar o banco de dados no servidor informado;
Senha: Neste campo, informar a senha de acesso do respectivo usuário;
Com todos os dados preenchidos, o usuário poderá clicar no botão TESTAR CONEXÃO e verificar se os dados inseridos nos campos são válidos.
Relatórios
Com a configuração dessa aba, mensalmente será enviado aos usuários configurados um relatório com a produção total de indexações realizadas. Para utilizar essa funcionalidade, o usuário deverá sinalar o campo Enviar Relatório Mensal para habilitar os campos de configuração. Nos campos habilitados será necessário informar o dia e hora que o relatório será gerado e enviado, bem como, informar o endereço de e-mail dos usuários que receberão o relatório mensal (Figura abaixo, Passo 1). É possível inserir vários remetentes, para isso, informar o endereço no campo correspondente e selecionar o ícone (+) para adicionar o mesmo ao painel de remetentes, fazer esse processo para todos os usuários que deseja encaminhar o relatório. Caso queira desassociar usuários, selecione-o e em seguida clicar no ícone (X). Com todos os campos configurados, clicar no botão SALVAR para validar as informações inseridas e ativar o envio de relatório.
Nesta aba deverá ser cadastrado o e-mail do usuário que receberá notificações de atividades realizadas no SmartShare DI, como a indexação de documentos, conferência e publicação dos mesmos no sistema SmartShare. Ao selecionar a aba E-mail, os seguintes campos serão apresentados e deverão ser preenchidos como detalhados abaixo (Figura abaixo, Passo 1):
Servidor: Informar a URL do e-mail, o servidor onde o e-mail está cadastrado;
Porta: Informar o número da porta de e-mail;
E-mail de envio: Informar o e-mail do usuário que será o destinatário de notificações do DI;
Usuário: Informar o login de acesso ao servidor de e-mail da conta configurada;
Senha: Informar a senha de acesso ao servidor de e-mail da conta configurada;
Ativar Autenticação SSL: Informar se o e-mail terá ou não um certificado de segurança;
Proxy
Para a configuração do Proxy, o usuário deverá sinalar a opção Utilizar Proxy, e informar nos campos que serão habilitados, as informações correspondentes ao proxy local (Figura abaixo, Passo 1).
Serviços
Nesta aba, o usuário deverá realizar algumas configurações de intervalos de tempos, na qual o serviço do sistema SmartShare DI fará o monitoramento, a fim de, executar as ações relacionadas ao tempo configurado para tal. Segue as configurações de serviço disponíveis para personalização do usuário (Figura abaixo, Passo 1):
Qtd de Trabalhadores: Este campo não estará habilitado para configuração, pois o mesmo apresentará automaticamente a quantidade de usuários com permissão de acesso ao DI Server, levando em consideração a quantidade cadastrada no Gerenciamento de Usuários;
Gravar Log: Selecionar se o serviço realizará o não a gravação das ações aplicadas no sistema e manterá os registros de ocorrências, tendo como opção de configuração: Nunca, Dias, Semanas e Meses. Por padrão, ao selecionar um período diferente de Nunca no campo Quantidade, o usuário deverá informar um valor numérico correspondente ao período escolhido para monitoramento;
Desconectar usuários logados diariamente as: Se sinalado, o usuário deverá informar um período em horas, na qual o serviço irá desconectar automaticamente os usuários conectados ao DI Client;
Tempo de exclusão dos arquivos publicados: Informar o período em dias que os arquivos publicados pelo DI serão mantidos no repositório físico, sendo que, após o período informado os mesmos arquivos serão automaticamente exclusos da pasta na qual estão vinculados;
Tempo de Transferência dos arquivos indexados: Informar o intervalo de tempo (em Segundos) que será realizada a transferência de arquivos indexados no DI Client para o DI Server e consequentemente para o SmartShare;
Com as configurações de serviço devidamente definidas, o usuário deverá clicar no botão SALVAR para validar as definições realizadas (Figura abaixo, Passo 2). Para sair da tela de configurações e consequentemente da aba Serviços, clicar no botão FECHAR, como mostrado na figura abaixo o passo 3.
Após preencher os campos apresentados em tela e validar a conexão, clicar no botão SALVAR para concluir a inclusão ou edição do menu Configurações (Figura acima, Passo 2). Para SAIR da tela de configuração, o usuário deverá clicar sobre o botão correspondente com a ação, como mostrado na figura acima o passo 3.