Cadastro de Serviços
A tela Gerenciamento de Serviços permite ao usuário efetuar o cadastro de tipos de serviços, mais especificamente de instalações de equipamentos e recargas de cartuchos, onde será gerenciado os componentes de cada um.
Exemplo: uma recarga de cartucho é considerado um serviço, pois o cartucho será apenas recarregado, e para efetuar uma recarga é necessário repor os componentes para recarga, como toner, casco de cartucho, chip, etc.
Para cadastrar um serviço, seguir os passos abaixo:
1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;
2 Clicar em “Serviço”;
3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Serviços”, clicar no botão “F2 – Novo Serviço”;
4 Abrirá a tela “Dados do Serviço”, preencher os dados solicitados, sendo eles:
4.1 Todos os campos em negrito são de preenchimento obrigatório;
4.2 Após preencher os campos de dados do serviço (a), clicar no botão “Salvar” para habilitar o preenchimento dos demais campos (b);
a) Dados do Serviço
– Código:preencher o código desejado para o cadastro do serviço;
– Descrição: preencher a descrição do serviço;
– Inativo: ao marcar essa flag, o serviço será cadastrado como inativo;
– Instalação/Serviço: selecionar se o serviço é de instalação ou serviço;
– Observação: preencher observações complementares.
b) Estrutura
– Cód. Produto: informar o código do produto que será utilizado na instalação/prestação de serviço e acionar a tecla “enter” do teclado. É possível clicar no botão “F1” para localizar utilizando filtros;
– Descrição: após preencher o código do produto, a descrição será preenchida automaticamente;
– Pai: marcar essa flag para definir o produto principal, nos casos de serviço de instalação (ex: uma impressora é um produto pai, enquanto os demais componentes para a instação não são);
– Fatura: marcar essa flag para definir que este serviço será faturado, ou seja, não é contemplado em contrato;
– Padrão: é possível marcar essa flag para determinar que esse é um produto padrão. Produtos “Padrões” serão relacionados a OS de Material de Consumo assim que ela for aberta, tanto pelo Manager como pelo Canal do Cliente. É possível cadastrar mais de um produto padrão para cada serviço: um produto padrão PB, três produtos padrões Color (sendo um Ciano, um Magenta e um Amarelo) que somente poderão ser adicionados para equipamentos que tenham a função Color.
Se a OS for aberta pelo SmartManager, algumas regras serão aplicadas:
– Só serão adicionados os produtos padrões PB, havendo possibilidade de adicionar os produtos color manualmente, caso necessário;
– Se o modelo de equipamento do SELB atrelado a OS estiver relacionado a um serviço com mais de um produto padrão configurado: Não irá inserir nenhum produto automático na OS
– Se o modelo de equipamento do SELB atrelado a OS estiver somente com um produto padrão configurado no serviço:
-Se o produto for COLOR: Não irá inserir nenhum produto automático na OS
-Se o produto for PB: Irá inserir produto automático na OS
– Quantidade: informar a quantidade que será utilizada;
– Durabilidade: preencher quantas páginas o toner poderá imprimir até que seja necessária efetuar manutenção.
5 Na aba “Logos” é possível personalizar as imagens de logo e tema que aparecerão no sistema e no portal do cliente.
Para editar os dados de um serviço, seguir os passos abaixo:
1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;
2 Clicar em “Serviço”;
3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Serviços”, localizar o serviço desejado informando o código e acionando a tecla “Enter” do teclado;
3.1 É possível clicar no botão “F1” para abrir o “Zoom de Serviços” e utilizar mais filtros de busca;
4 Localizar o serviço desejado na grid e acionar duplo clique com o mouse;
5 Abrirá a tela “Dados do Serviço”. Editar as informações desejadas;
6 Após editar as informações desejadas, clicar no botão “Salvar” para finalizar a edição;
6.1 Para cancelar a edição, clicar no botão “Sair”.
Não é possível excluir o cadastro de um serviço, somente inativá-lo.
Para isso, seguir os passos orientados acima e na tela de edição, marcar a flag “Inativo”.