Cadastro de Serviços

A tela Gerenciamento de Serviços permite ao usuário efetuar o cadastro de tipos de serviços, mais especificamente de instalações de equipamentos e recargas de cartuchos, onde será gerenciado os componentes de cada um.

Exemplo: uma recarga de cartucho é considerado um serviço, pois o cartucho será apenas recarregado, e para efetuar uma recarga é necessário repor os componentes para recarga, como toner, casco de cartucho, chip, etc.

 

Para cadastrar um serviço, seguir os passos abaixo:

1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;

2 Clicar em “Serviço”;

3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Serviços”, clicar no botão “F2 – Novo Serviço”;

4 Abrirá a tela “Dados do Serviço”, preencher os dados solicitados, sendo eles:

4.1 Todos os campos em negrito são de preenchimento obrigatório;

4.2 Após preencher os campos de dados do serviço (a), clicar no botão “Salvar” para habilitar o preenchimento dos demais campos (b);

a) Dados do Serviço

Código:preencher o código desejado para o cadastro do serviço;

Descrição: preencher a descrição do serviço;

Inativo: ao marcar essa flag, o serviço será cadastrado como inativo;

Instalação/Serviço: selecionar se o serviço é de instalação ou serviço;

Observação: preencher observações complementares.

 

b) Estrutura

Cód. Produto: informar o código do produto que será utilizado na instalação/prestação de serviço e acionar a tecla “enter” do teclado. É possível clicar no botão “F1” para localizar utilizando filtros;

Descrição: após preencher o código do produto, a descrição será preenchida automaticamente;

Pai: marcar essa flag para definir o produto principal, nos casos de serviço de instalação (ex: uma impressora é um produto pai, enquanto os demais componentes para a instação não são);

Fatura: marcar essa flag para definir que este serviço será faturado, ou seja, não é contemplado em contrato;

Padrão: é possível marcar essa flag para determinar que esse é um produto padrão. Produtos “Padrões” serão relacionados a OS de Material de Consumo assim que ela for aberta, tanto pelo Manager como pelo Canal do Cliente.  É possível cadastrar mais de um produto padrão para cada serviço: um produto padrão PB, três produtos padrões Color (sendo um Ciano, um Magenta e um Amarelo) que somente poderão ser adicionados para equipamentos que tenham a função Color.

Se a OS for aberta pelo SmartManager, algumas regras serão aplicadas:

– Só serão adicionados os produtos padrões PB, havendo possibilidade de adicionar os produtos color manualmente, caso necessário;
– Se o modelo de equipamento do SELB atrelado a OS estiver relacionado a um serviço com mais de um produto padrão configurado: Não irá inserir nenhum produto automático na OS
– Se o modelo de equipamento do SELB atrelado a OS estiver somente com um produto padrão configurado no serviço:
-Se o produto for COLOR: Não irá inserir nenhum produto automático na OS
-Se o produto for PB: Irá inserir produto automático na OS

Quantidade: informar a quantidade que será utilizada;

Durabilidade: preencher quantas páginas o toner poderá imprimir até que seja necessária efetuar manutenção.

 5 Na aba “Logos” é possível personalizar as imagens de logo e tema que aparecerão no sistema e no portal do cliente.

 

Para editar os dados de um serviço, seguir os passos abaixo:

1 No SmartManager, acessar o menu “Cadastros”;

2 Clicar em “Serviço”;

3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Serviços”, localizar o serviço desejado informando o código e acionando a tecla “Enter” do teclado;

3.1 É possível clicar no botão “F1” para abrir o “Zoom de Serviços” e utilizar mais filtros de busca;

4 Localizar o serviço desejado na grid e acionar duplo clique com o mouse;

5 Abrirá a tela “Dados do Serviço”. Editar as informações desejadas;

6 Após editar as informações desejadas, clicar no botão “Salvar” para finalizar a edição;

6.1 Para cancelar a edição, clicar no botão “Sair”.

 

Não é possível excluir o cadastro de um serviço, somente inativá-lo.

Para isso, seguir os passos orientados acima e na tela de edição, marcar a flag “Inativo”.