Regras de Integração Rota Exata: Roteirização de OS

Introdução

Bem-vindo ao guia de roteirização com a integração do Sistema SmartManager e Rota Exata. Este documento fornecerá instruções detalhadas sobre como realizar a roteirização para otimizar as operações logísticas e de transporte no SmartManager.

O que é Roteirização?

A roteirização no contexto do SmartManager refere-se ao processo de planejamento de rotas eficientes para veículos, garantindo a otimização da logística e do transporte. Isso inclui a seleção cuidadosa de caminhos levando em consideração diversos fatores, como distância, tempo de viagem, tráfego, prioridades de entrega e restrições específicas de veículos.

Configurações do Sistema Para Habilitar o Processo de Integração

  • Para habilitar a integração acesse o menu Utilitários e selecione a opção Configurações;
  • Na tela de Configurações, no campo Descrição preencha com a configuração “Habilitar processo de Roteirização Automática OS” e pressione o botão “Filtrar”;
  • Clique duas vezes em cima do registro para acessar a tela “Dados Configurações”;
  • Na tela “Dados Configurações”, no campo “Vl Configuração”, certifique-se que o valor esteja = 1, caso não esteja preencha com esse valor e pressione o botão “Salvar” e confirme clicando em OK.

Configuração do Técnico para Roteirização
Antes de iniciar a roteirização, é necessário configurar ou criar um técnico responsável pelo atendimento das Ordens de Serviço (OS).

  • Acesse o menu Cadastro no Smart Manager.
  • Selecione a opção Usuário.
  • Na tela de Gerenciamento de Usuário, busque pelo técnico que você deseja configurar para a roteirização, pois ele será responsável pelas Ordens de Serviço roteirizadas.

Caso necessário, confira os passo de criação de técnico (usuário) aqui.

  • Clique duas vezes em cima do registro para abrir a tela Dados Usuário na aba Dados;
  • Acesse a aba Perfil, marque a flag do campo Roteirização;
  • Acesse a aba Endereço e preencha o endereço do técnico.
  • Pressione o botão Salvar.

Observação: O endereço preenchido servirá somente para o cadastro, o sistema não vai utilizar esse endereço para roteirização.

Após a configuração do técnico é necessário vincula-lo às Ordens de Serviço pelas quais ele será responsável através do menu Cadastro > Ordem de Serviço.

  • Na tela de Gerenciamento de Ordem de Serviço busque pelas OS utilizando os filtros disponíveis;
  • Após o sistema apresentar as OS correspondentes aos filtros, clique com o botão direito do mouse em cima da OS na seção Registros e selecione a opção “Alterar Técnico”;
  • Na tela Alterar Técnico Ordem de Serviço, selecione o técnico configurado e pressione o botão Confirmar;

Ou, poderá seguir com o fluxo de abertura de Ordem de Serviço e já realizar o vínculo do Técnico configurado (menu Cadastro > Ordem de Serviço > Abrir OS);

  • Após as configurações, acesse o sistema no menu Utilitários > Acompanhamento de OS.

Processo de Roteirização

Na tela Acompanhamento de Ordem de Serviço (menu Utilitários > Acompanhamento OS) é possível visualizar todas as regiões (configuradas para serem exibidas) separadas por abas, dentro de cada região o sistema vai exibir os cards dos técnicos, caso seja necessário acesse os passos de configurações da tela clicando aqui.

Na Visão Status (Definida por Padrão):

  • Para roteirizar as OS de um técnico, selecione o card, pressione o botão direito do mouse e selecione a opção Roteirização OS.

O sistema só vai apresentar a opção para os técnicos que foram configurados corretamente, caso não apareça a opção verifique os passos de configurações.

  • Ao acessar a tela “Roteirização de Ordem de Serviço”, pressione o botão Roteirização Automática para o sistema realizar a ação;

Também é possível alterar a prioridade de roteirização de forma manual usando as setas no canto direito da tela;

  • Após definir a rota, pressione o botão Salvar para salvar a rota definida pelo sistema e/ou a rota definida manualmente.

Observação 2: O sistema vai ordenar as OS’s apresentando a melhor rota tendo como base a localização real do técnico;

Observação: As OS’s habilitadas poderão ser movidas com as setas ou arrastadas para posição desejada;

Existem, tipos de OS’s que não serão roteirizadas, são elas:
  • OS’s com os status EM ATENDIMENTO e EM DESLOCAMENTO, as mesmas aparecerão desabilitadas;
  • OS’S do tipo KIT PEÇA BACKUP e  GARANTIA, as mesmas aparecerão desabilitadas;.

Ao voltar a tela anterior, será possível visualizar a nova rota.