Ordem de Serviço de Assistência e Réplicas de Assistência – Regras
Caso seja necessário, veja os passo da abertura da Ordem de serviço aqui.
Ao abrir uma Ordem de Serviço (menu Cadastro > Ordem de Serviço > Abrir Ordem de Serviço) que seja Réplica de Assistência, o sistema fará as seguintes verificações:
Caso seja informado um SELB:
- O sistema só vai permitir a continuidade se o SELB estiver correto, durante e depois do processo de instalação;
ATENÇÃO: Caso não deseje continuar com as aberturas da OS quando já existe outra:
- Acesse o menu Cadastro, selecione o menu Tipo de OS;
- Na tela “Gerenciamento de Tipos de Ordem de Serviço”, busque pelo tipo ASSITÊNCIA ou o tipo réplica de ASSISTÊNCIA;
- Clique duas vezes em cima do registro;
- Na tela “Dados Tipo de OS”, marque a flag do campo “Bloqueia abertura OS”;
- Pressione o botão Salvar.
O sistema vai verificar se existem OS’s abertas para aquele SELB:
- Caso o tipo de OS não esteja configurado para o bloqueio da abertura de OS, o sistema exibirá uma alerta de confirmação, pressione SIM.
- Caso o tipo de OS esteja configurado para o bloqueio da abertura de OS, o sistema irá interromper o fluxo.
O sistema vai verificar se existem OS’s finalizadas naquele dia para aquele SELB:
- Caso exista o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação, pressione SIM para continuar e NÃO para interromper o fluxo.
O sistema vai verificar se existem OS’s finalizadas naquele dia para aquele SELB:
- Caso exista o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação, pressione SIM para continuar e NÃO para interromper o fluxo.
Inserção de Produtos na Ordem de Serviço – ASSISTÊNCIA e réplica de ASSISTÊNCIA
Na tela “Gerenciamento de Ordem de Serviço”, Acesse a aba “Produtos/Serviços” e clique em “Produtos” para adicionar produtos na OS.
Observação 1: O sistema só vai permitir adicionar o produto que está no grupo da configuração “GRUPOS LIBERADOS PARA ORDENS DE SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA”.
Observação 2: Caso o tipo de OS for SEG TI (réplica de ASSISTÊNCIA), o sistema vai permitir adicionar todos os tipos de produtos desde que seja manual; não permitindo realizar a busca desses produtos pelo botão F3;
Observação 3: O sistema não vai permitir adicionar o produto que está na Ordem de Serviço.
Observação 4: O sistema permite cadastrar um valor na configuração “Valor para OS de Assistência cair em Análise Serviço Valor” para que quando o produto seja > ou = ao valor, e já tenha atingido a durabilidade máxima (menu Cadastro > Produto), caia em análise de serviço.
Ao pressionar o botão Salvar, caso existam produtos na OS em que atingiu sua durabilidade máxima e o valor é maior do que cadastrado na configuração o sistema vai alterar o status da OS para “ANÁLISE DE SERVIÇO”.
Liberação da Ordem de Serviço – ASSISTÊNCIA e réplica de ASSISTÊNCIA
No menu Utilitários > Liberar OS, ao buscar a OS e clicar duas vezes no registro para acessar a tela;
Caso seja necessário, veja os passo da liberação Ordem de serviço aqui.
- Ao liberar a OS de ASSISTÊNCIA ou a OS réplica de ASSISTÊNCIA, o sistema vai enviar a OS para segunda liberação;
- Para liberar novamente, a pessoa autorizada deve acessar a tela, novamente, e realizar a segunda liberação.
Separação da Ordem de Serviço – ASSISTÊNCIA e réplica de ASSISTÊNCIA
Na tela de separação, existem regras específicas para esses tipos de OS’s, são elas:
- Os retorno dos filtros nos campos UF e Cidade, ao preencher os campos são retornadas as OS’s;
- O retorno dos filtros do cliente, o sistema vai retornar somente as OS’s não concluídas com o técnico cadastrado na configuração n° 91.
- O retorno do filtro Modelo Produto, o sistema vai retornar somente as OS’s não concluídas com produtos não faturados que ainda não passaram pelo fluxo de envio;
- O retorno dos filtros quando não é aplicado filtro, ou quando for selecionado os tipos ASSISTÊNCIA, réplica de ASSISTÊNCIA, ou M. PREVENTIVA, o sistema vai retornar as OS’s que estão com o técnico cadastrado na configuração n° 91.
- O retorno dos filtros quando for selecionado os tipos ASSISTÊNCIA, réplica de ASSISTÊNCIA, ou M. PREVENTIVA + um técnico específico, o sistema vai retornar as OS’s correspondente.
- O sistema também verifica, caso seja gerado um lote para OS e a tela encontra-se desatualizada, não permitindo selecionar a OS novamente.
Faturamento da Ordem de Serviço – ASSISTÊNCIA e réplica de ASSISTÊNCIA
Na tela de Faturamento, existem as mesmas regras (da tela de separação), específicas para esses tipos de OS’s, são elas:
- Os retorno dos filtros nos campos UF e Cidade, ao preencher os campos são retornadas as OS’s;
- O retorno dos filtros do cliente, o sistema vai retornar somente as OS’s não concluídas com o técnico cadastrado na configuração n° 91.
- O retorno do filtro Modelo Produto, o sistema vai retornar somente as OS’s não concluídas com produtos não faturados que ainda não passaram pelo fluxo de envio;
- O retorno dos filtros quando não é aplicado filtro, ou quando for selecionado os tipos ASSISTÊNCIA, réplica de ASSISTÊNCIA, ou M. PREVENTIVA, o sistema vai retornar as OS’s que estão com o técnico cadastrado na configuração n° 91.
- O retorno dos filtros quando for selecionado os tipos ASSISTÊNCIA, réplica de ASSISTÊNCIA, ou M. PREVENTIVA + um técnico específico, o sistema vai retornar as OS’s correspondente.
- O sistema também verifica, caso seja gerado um lote para OS e a tela encontra-se desatualizada, não permitindo selecionar a OS novamente.
Abertura de Ordem de Serviço em Lote – ASSISTÊNCIA e réplica de ASSISTÊNCIA
Caso seja informado um SELB:
Observação: caso não deseje continuar com as aberturas da OS quando já existe outra, ative a configuração n° 71″.
O sistema vai verificar se existem OS’s abertas para aquele SELB:
- Caso a configuração esteja ativa, o sistema exibirá uma alerta de confirmação, pressione SIM.
- Caso a configuração não esteja ativa, o sistema irá interromper o fluxo.