Cadastro de Contas a Receber
Através dessa tela é possível cadastrar contas a receber que ainda não estão cadastradas para recebimento no sistema, como contas operacionais, faturas e boletos. Após salvar o cadastro de uma conta, ela será enviada para tela “Contas a Receber” (módulo Financeiro) onde poderá ter seu valor recebido pelo devedor.
Para cadastrar uma conta a receber, seguir os passos abaixo:
1 No SmartManager, acessar o menu “Financeiro”;
2 Clicar em “Cadastros de Contas a Receber”;
3 Abrirá a tela “Cadastros de Contas à Receber”, preencher as informações solicitadas, sendo elas:
3.1 Todos os campos em negrito são de preenchimento obrigatório;
– Documento: preencher o número do Documento fiscal que encontram-se nas faturas que serão lançadas no sistema;
– Série: preencher a série do número do Documento fiscal que encontram-se nas faturas que serão lançadas no sistema;
– Cód. Cliente: preencher o código do cliente que irá efetuar o pagamento do valor da conta e acionar a tecla “Enter” do teclado. É possível clicar no botão “F1” para abrir o “Zoom de Empresas” e utilizar mais filtros de busca;
– Razão Social: após preencher o código do cliente, essa informação será preenchida automaticamente;
– Cód. Vendedor: preencher o código do Vendedor que efetuou a venda referente ao valor que será cadastrado e acionar a tecla “Enter” do teclado;
– Nome Vendedor: após preencher o código do vendedor, essa informação será preenchida automaticamente. Também é possível selecionar o vendedor desejado, que irá alterar o código de vendedor informado anteriormente;
– Emissão: preencher a data de emissão da conta, que não pode ser maior que a data do cadastro;
– Comissão: preencher o valor da comissão que o vendedor receberá sobre a venda efetuada;
– Valor: preencher o valor da conta que será recebida;
– Retenção;
– Tipo de Pagamento: selecionar o tipo de pagamento que será utilizado pelo devedor para quitar a conta cadastrada;
– Forma de Pagamento: selecionar a forma de pagamento que será efetuado o pagamento da conta cadastrada.
5 Clicar no botão “Gerar Parcelas”. Será exibido o valor do pagamento, data de vencimento e quantidade de parcelas que serão geradas;
5.1 Ao acionar duplo clique com o mouse sobre o valor ou data de vencimento das parcelas, é possível editar as informações;
6 Após preencher as informações solicitadas, clicar no botão “Salvar” para finalizar o cadastro. A conta cadastrada será enviada para tela Contas a Receber para ser quitada;
6.1 Para cancelar o cadastro, clicar no botão “Sair”.