Gerenciamento de Contrato

Na tela de Gerenciamento de Contrato será possível atender as necessidades realizar a gestão de contratos dos clientes. Essa tela permite identificar os equipamentos solicitados pelo cliente, definir os valores de franquia para cada equipamento, estipular datas de vencimentos para fechamento de contrato e pagamento escolhido pelo cliente.

Para acessar a tela de Gerenciamento de Contrato, siga os passos abaixo:

1 No SmartManager, acesse o menu “Cadastros”;

2 Clique em “Contratos”;

3 Abrirá a tela “Gerenciamento de Contrato”.

As informações da tela e ações disponíveis são:

a) Filtros de busca, sendo eles:

Filtro “Contrato”:

  • Código: preencha o código do contrato e aperte a tecla “Enter” do teclado; clique no botão “F1” para abrir o “Zoom de Contrato” e utilizar filtros de busca;
  • Contrato: este campo será preenchido automaticamente.

Filtro “Equipamento”:

  • SELB: preencha o SELB desejado e aperte a tecla “Enter” do teclado; clique no botão “F2 – Pesquisar” para abrir o “Zoom Equipamentos” e utilizar filtros de busca;
  • Equipamento: este campo será preenchido automaticamente;
  • Fluxo: preencha o fluxo cadastrado no contrato e aperte a tecla “Enter” do teclado.

Opções:

  • Agrupar equipamentos por…
  • Exibir equipamentos desinstalados.

b) Quadro “Detalhes Contrato”: serão exibidos os dados do contrato, sendo eles:

– Aba “Contrato”:

  • Tipo Contrato: tipo de contrato (venda, locação de equipamentos, manutenção, etc.);
  • Dia Fechamento: dia de fechamento dos dados da produção de equipamentos para realizar o faturamento;
  • Responsável: usuário responsável pelo fechamento mensal do contrato;
  • Data Contrato: data de realização do contrato;
  • Data Renovação: data de renovação do contrato;
  • Data Vencimento: dia de vencimento das faturas;
  • Meses Duração: meses estipulados para duração do contrato;
  • Data Reajuste: data de reajuste do contrato;
  • Meses Reajuste: meses estipulados para reajuste do contrato;
  • Franquia PB: valor cobrado por folha A4 impressa em preto e branco;
  • Excedente PB: valor cobrado por folha impressa excedente em preto e branco;
  • Franquia Color: valor cobrado por folha A4 impressa colorida;
  • Excedente Color: valor cobrado por folha excedente impressa colorida;
  • Valor Mensal: valor fixo cobrado por mês por contrato, quando o valor da franquia está definido;
  • Franquia Dig. PB: valor cobrado por folha digitalizada em preto e branco;
  • Excedente Dig. PB: valor cobrado por folha excedente digitalizada em preto e branco;
  • Franquia Dig. Color: valor cobrado por folha digitalizada colorida;
  • Excedente Dig. Color: valor cobrado por folha excedente digitalizada colorida;
  • Valor Equipamento: valor fixo e aplicado igualmente para todos os equipamentos quando o tipo de contrato se trata de uma locação, podendo ocorrer de ser cobrado valor extra de franquia;
  • Franquia A3 PB: valor cobrado por folha A3 impressa em preto e branco;
  • Excedente A3 PB: valor cobrado por folha A3 excedente impressa em preto e branco;
  • Franquia A3 Color: valor cobrado por folha A3 impressa colorida;
  • Excedente A3 Color: valor cobrado por folha A3 excedente impressa colorida;
  • Contrato Inativo: se a flag estiver marcada significa que o contrato está inativo;
  • Libera Papel: se a flag estiver marcada significa que há liberação para envio de papel para as empresas relacionadas à um determinado contrato;
  • Renova Contrato Automático: se a flag estiver marcada significa que o contrato seja renovado mensalmente de forma automática;
  • Libera Peças: se a flag estiver marcada significa que há liberação de peças para o cliente, caso possua contrato mensal de equipamentos, gerando fatura extra por produto liberado;
  • Libera Serviço: se a flag estiver marcada significa que há liberação de serviços para o cliente, caso possua contrato mensal de equipamentos, gerando fatura extra por serviço prestado;
  • Libera Suprimentos: se a flag estiver marcada significa que há liberação de suprimentos e a OS poderá ser faturada pelo faturamento automático;
  • Valor Funcionários: valor fixo cobrado pela residência do funcionário na empresa contratante;
  • Visualizar Fechamento por:
  • Isenção Financeira: se a flag estiver marcada significa que os equipamentos instalados como demonstração geram isenção financeira;
  • Contrato não gera fatura: se a flag estiver marcada significa que o fechamento não gera fatura, como casos de doação de equipamentos, por exemplo;
  • Enviar Fatura por E-mail: se a flag estiver marcada significa que a fatura será enviada para o e-mail cadastrado;
  • Particiona PDF fechamento: se a flag estiver marcada significa que ao realizar o fechamento do contrato, os valores serão dividos e gerados em arquivos para faturar proporcionalmente por cada centro de custo;
  • Não Calcula Pró-Rata Automático: se a flag estiver marcada significa que não serão calculados juros diários;
  • Enviar faturas, notas e fechamento para o e-mail: e-mail configurado para receber as faturas, notas fiscais e relatório de fechamento do contrato;
  • Ata: ata de reunião vinculada ao contrato.

Ainda em “Contrato”, estarão disponíveis os botões abaixo:

  • Vl. Taxa/Equipamento: ao clicar, abrirá a tela para consultar os valores dos equipamentos;
  • Vl. Equipamento: ao clicar, abrirá a tela para consultar franquia de equipamentos.

– Aba “Financeiro”:

  • Contas em Aberto;
  • A Vencer;
  • Total a Vencer;
  • Atrasado;
  • Total em Atraso.

–  Aba “Observações”:

  • Observações Cliente: observações adicionais referente ao cliente;
  • Observação Faturamento: observações adicionais referente ao faturamento;
  • Observação Contrato: observações adicionais referente ao contrato.

Ainda em “Observações”, estará disponível o botão “Editar Obs. Contrato”; ao clicar, abrirá a tela “Observações Contrato”, onde você poderá inserir novas observações.

– Aba “Ações”: será possível configurar o contrato, disponibilizando as seguintes opções:

c) Quadro “Detalhes Clientes/Equipamentos”: após filtrar as informações desejadas, os pedidos de contrato serão exibidos neste quadro, contendo as seguintes informações:

  • Pedido;
  • Cliente;
  • SELB;
  • Série;
  • Equipamento;
  • Status;
  • Centro Custo;
  • Local;
  • Cidade/UF;
  • Contato;
  • Cont. PB;
  • Cont. Cor;
  • Data Contador;
  • Situação;
  • Data Instalação.

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um equipamento, será exibido o menu de contexto com as seguintes opções:

  • F3 – Dados Equipamento;
  • F4 – Endereço Equipamento
  • F5 – Produção Equipamento
  • F6 – Acessórios Equipamento
  • F7 – Lançar Contador
  • F8 – Histórico do SELB
  • F9 – E-mail Contador
  • F10 – Desinstalar Equipamento
  • F11 – Troca Técnica
  • F12 – Adicionar Acessório
  • Dados da Empresa
  • Legenda
  • Excluir Contadores Contrato
  • Lançar Contador – Buscar da OS
  • Repetir Contadores
  • Alterar Data Contadores

d) Botão “Histórico de Alteração”: abrirá a tela “Histórico Alteração Contrato”, que exibirá os registros de alteração de valores (configuração, franquias) e equipamentos (valores de equipamentos);

e) Botão “Relatório”: abrirá a tela “Relatório de Contratos”;

f) Botão “Sair”: sai da tela de gerenciamento de contratos.