Configurar Faturamento de Contrato

O faturamento de um contrato é configurado através da tela Configuração do Faturamento (menu Cadastros > Contrato, aba Ações, botão CONFIGURAR FATURAMENTO).

Ao abrir a tela Configuração do Faturamento, será exibido no campo Código o código do contrato que está aberto na tela Gerenciamento de Contrato, e para qual será configurado o faturamento. Por padrão, no campo Tipo de Rateio exibe o tipo Contrato, mas o mesmo poderá ser alterado ao clicar sobre Trocar Rateio, onde o usuário poderá configurar o faturamento pelos tipos Contrato, Cliente ou Centro de Custo.

A configuração efetuada por Contrato fará com que para o fechamento do contrato seja gerado apenas uma nota para cobrança, onde estará incluído o fechamento de todos os clientes do contrato. Nesse caso, para vários clientes de um contrato, será gerada apenas uma fatura, sendo assim, o rateio do faturamento será de 100% para um CNPJ. Na configuração do faturamento do Contrato também é possível ratear o valor total para ser emitido em fatura e nota Eletrônica. Por exemplo, o usuário pode escolher que 50% do valor do faturamento sejam emitidos em fatura, e os outros 50% em nota eletrônica.

Se o tipo de rateio escolhido para o faturamento for por Cliente, e o contrato possuir um ou mais clientes cadastrados, para cada cliente do contrato será gerada uma fatura para cobrança do fechamento. Nesse caso o rateio do faturamento poderá ser de 100% para cada cliente, onde será gerado apenas uma fatura ou nota eletrônica por cliente, assim como o rateio também poderá ser dividida para que seja gerada uma fatura e uma nota eletrônica. Para exemplificar, o rateio poderá ser de 50% para ser emitido em fatura, e os outros 50% para ser emitido em nota fiscal eletrônica, totalizando 100% do rateio para o cliente.

E caso o tipo de rateio escolhido for por Centro de Custo, e no contrato conter um ou mais centros de custos, para cada centro de custo será gerada uma fatura para cobrança do faturamento, seguindo a mesma regra da configuração por cliente. Para a configuração do centro de custo também é possível ratear o faturamento em 100%, onde para cada centro de custo será gerado apenas uma fatura ou uma nota eletrônica, assim como o rateio também poderá ser dividido para que seja gerada uma fatura e uma nota eletrônica. Para exemplificar, o rateio poderá ser de 50% para ser emitido em fatura, e os outros 50% para ser emitido em nota fiscal eletrônica, totalizando 100% do rateio por centro de custo. Após escolher o Tipo de Rateio, deve-se clicar sobre ADICIONAR RATEIO que abrirá a tela Configuração do Rateio para configurar o rateio, que será detalhado logo a seguir.

Caso o usuário escolha o tipo de Rateio por Cliente, poderá selecionar a opção RATEIO AUTOMÁTICO, que irá gerar automaticamente a configuração do faturamento para o contrato, atribuindo 100% do valor do faturamento para o cliente do contrato. Caso escolha essa opção, basta clicar sobre SALVAR e o contrato possuirá o faturamento configurado com sucesso.

Ao abrir a tela Configuração de Rateio o usuário deverá informar o Código da empresa para qual será configurado o faturamento. Caso o usuário não saiba informar o código da empresa, poderá procurá-la através do botão F1 ou através da tecla de atalho F1, que abrirá a tela Zoom de Empresas para pesquisa.

Após informar a empresa, será necessário selecionar o Tipo de Pagamento que será usado para os pagamentos de faturas, boletos e notas fiscais gerados pelo faturamento.

No Tipo de Nota Fiscal deverá ser selecionado a forma como serão emitidas as cobranças, que nesse caso só podem ser emitidas por Nota Eletrônica ou Faturas. Faturamento Agrupado: campo sem definição.

Na Natureza de Operação deverá ser selecionada a natureza que indicará a operação do faturamento, como por exemplo: venda de máquinas, compra para utilização na prestação de serviço, compra de bem para o ativo imobilizado, etc. Caso o tipo de nota fiscal selecionado for “E”, na natureza de operação deverá ser selecionada a natureza correspondente ao tipo de operação do faturamento, e no Tipo ISS deverá ser selecionado o imposto incidente sobre a natureza de operação informada. Este imposto incide somente sobre notas fiscais eletrônicas, de tipo “E”. Quando o tipo de nota fiscal selecionado for “F”, é permitido selecionar apenas a natureza de operação correspondente ao tipo de operação do faturamento.

No campo Mensagem Fatura/Nota Fiscal pode ser inserido uma mensagem que será exibida nas faturas ou notas fiscais emitidas, porém, a inserção dessa mensagem não é obrigatória.

O cliente ou centro de custo para qual está sendo configurado o faturamento deve ser selecionado em Cliente, sendo que nesse filtro só serão exibidos os clientes que possuem equipamentos instalados no contrato aberto em Gerenciamento de Contrato. No campo Rateio será onde o usuário deverá inserir a porcentagem do rateio, sendo que depende do Tipo de Rateio selecionado para inserir essa informação. Após informar a porcentagem no rateio, basta clicar sobre ADICIONAR para que o rateio seja adicionado ao contrato. O faturamento do contrato só estará completamente configurado quando todos os grupos de rateio estiverem fechados em 100%.

Após adicionar a porcentagem do rateio, caso o usuário deseje excluir o rateio e adicionar novamente, deverá selecionar o rateio adicionado e clicar sobre EXCLUIR SELECIONADOS. Para salvar a configuração efetuada, será necessário clicar sobre SALVAR e para sair da tela basta clicar sobre SAIR.

Após efetuar a configuração do rateio, as informações serão exibidas na tela Configuração do Faturamento onde o usuário poderá selecionar os rateios configurados e aplicar ações sobre eles. Caso seja necessário excluir o rateio, o usuário deverá clicar sobre EXCLUIR SELECIONADOS. Caso seja necessário alterar as informações do rateio, será necessário clicar sobre EDITAR RATEIO SELECIONADO e caso o usuário deseje criar novos rateios para o contrato, deverá clicar sobre ADICIONAR RATEIO.