Processo Serialização de Produtos
Passo a Passo Processo Serialização de Produtos
1º Etapa: Imprimir etiqueta de serialização
- Cadastro de produto
No cadastro de produto marcar a flag “Serializado” de todos os produtos que terão quer ter etiqueta de serialização.
2. Entrada na nota
Para ser possível imprimir uma etiqueta de serialização para o produto, deverá ser feito a entrada dos produtos no sistema através da tela de Entrada de Nota Fiscal.
3. Tela de Serialização Produto
Após a Entrada de nota fiscal, a geração da etiqueta estará disponível para os produtos marcados como “Serializado” na tela de Serialização Produto (Menu Utilitários)
Obs.: o campos Qtd. fica desabilitado nesta tela, desta forma, não é permitido fazer a serialização parcial, ou seja, deverá sempre imprimir a mesma quantidade que foi inserido no item da nota de entrada.
Após pressionar imprimir será gerado um número de série para cada item da nota e será impresso duas etiquetas contendo esse número de série para cada item.
Nesse processo são geradas duas etiquetas, uma para ser colada no produto e outra para ser colada na caixa do produto.
Se desejar reimprimir novamente a etiqueta, basta selecionar os itens que deseja reimprimir.
Ao reimprimir uma etiqueta o número gerado mantém-se o mesmo.
2º Etapa: Saída de produtos serializados
1. Romaneio de OS
A tela de Romaneio de OS é responsável em realizar o vínculo de qual produto está indo para qual cliente. Esse vínculo por sua vez, é definido através da série da etiqueta do produto que está sendo enviado para o cliente através de uma nota ou OS.
Na tela de Romaneio de OS ao selecionar um item:
- Será feito uma verificação nos itens do romaneio para identificar se há itens serializáveis.
- Caso tenha itens serializáveis é aberto uma tela para ser informado (bipado) a série da etiqueta do produto.
- Para cada item deverá possuir uma etiqueta diferente
- Após bipar a série destacada na etiqueta do produto é feito uma validação para identificar se a etiqueta é válida e se já não foi bipada em outro processo.
- Caso a etiqueta seja válida, e não esteja em uso, o romaneio poderá ser gerado e o vínculo entre o cliente e produto é efetivado
- Para um produto que já passou pelo processo de serialização, e já foi enviado para algum cliente e depois retornou para empresa novamente, esse novo produto poderá ser enviado novamente para outro cliente, porém terá que passar pelo processo de retorno de produto.
Obs: Existe uma configuração interna no sistema onde é possível habilitar as seguintes opções:
- Não habilitar a tela para serialização dos itens no Romaneio
- Habilitar a tela para serialização dos itens no Romaneio, porém não é obrigatório
- Habilitar a tela para serialização dos itens no Romaneio de forma obrigatória
* Caso a nota emitida, onde tem o vínculo entre a etiqueta e o cliente que irá receber o produto (feito o vínculo da etiqueta de serialização pelo Romaneio), ao cancelar esta nota, será excluído o vínculo entre o produto e a etiqueta de serialização.
2. Visualizar histórico da etiqueta
Através da tela Consulta Etiqueta (menu utilitários) é possível verificar o histórico onde produto esteve e se o mesmo já foi retornado.
Quando o produto tem a data de retorno informada indica que o produto já retornou para a empresa, caso contrário indica que o produto ainda não retornou ou não passou pelo processo de retorno.
- Retorno Produto
Na tela de Controle Retorno de Produto – Leitura de Etiqueta (menu utilitário) é possível realizar o retorno dos produtos, para que o mesmo fique disponível para ser enviado novamente para outro cliente.
Se o item já foi retornado exibi uma observação:
2. Relatório de retorno de Produtos –Leitura de Etiqueta
Para auxiliar no gerenciando dos itens que estão sendo enviados e retornados, tem o relatório Web Relatório de Retorno de Produtos – Leitura de Etiqueta (Relatório Logística)