Processo Serialização de Produtos

Passo a Passo Processo Serialização de Produtos

1º Etapa: Imprimir etiqueta de serialização

  1. Cadastro de produto

No cadastro de produto marcar a flag “Serializado” de todos os produtos que terão quer ter etiqueta de serialização.

2. Entrada na nota

Para ser possível imprimir uma etiqueta de serialização para o produto, deverá ser feito a entrada dos produtos no sistema através da tela de Entrada de Nota Fiscal.

3. Tela de Serialização Produto

Após a Entrada de nota fiscal, a geração da etiqueta estará disponível para os produtos marcados como “Serializado” na tela de Serialização Produto (Menu Utilitários)

Obs.: o campos Qtd. fica desabilitado nesta tela, desta forma, não é permitido fazer a serialização parcial, ou seja, deverá sempre imprimir a mesma quantidade que foi inserido no item da nota de entrada.

Após pressionar imprimir será gerado um número de série para cada item da nota e será impresso duas etiquetas contendo esse número de série para cada item.
Nesse processo são geradas duas etiquetas, uma para ser colada no produto e outra para ser colada na caixa do produto.


Se desejar reimprimir novamente a etiqueta, basta selecionar os itens que deseja reimprimir.
Ao reimprimir uma etiqueta o número gerado mantém-se o mesmo.


2º Etapa: Saída de produtos serializados

 1. Romaneio de OS

A tela de Romaneio de OS é responsável em realizar o vínculo de qual produto está indo para qual cliente. Esse vínculo por sua vez, é definido através da série da etiqueta do produto que está sendo enviado para o cliente através de uma nota ou OS.

Na tela de Romaneio de OS ao selecionar um item:

  • Será feito uma verificação nos itens do romaneio para identificar se há itens serializáveis.
  • Caso tenha itens serializáveis é aberto uma tela para ser informado (bipado) a série da etiqueta do produto.
  • Para cada item deverá possuir uma etiqueta diferente
  • Após bipar a série destacada na etiqueta do produto é feito uma validação para identificar se a etiqueta é válida e se já não foi bipada em outro processo.
  • Caso a etiqueta seja válida, e não esteja em uso, o romaneio poderá ser gerado e o vínculo entre o cliente e produto é efetivado
  • Para um produto que já passou pelo processo de serialização, e já foi enviado para algum cliente e depois retornou para empresa novamente, esse novo produto poderá ser enviado novamente para outro cliente, porém terá que passar pelo processo de retorno de produto.Obs: Existe uma configuração interna no sistema onde é possível habilitar as seguintes opções:
  • Não habilitar a tela para serialização dos itens no Romaneio
  • Habilitar a tela para serialização dos itens no Romaneio, porém não é obrigatório
  • Habilitar a tela para serialização dos itens no Romaneio de forma obrigatória

    * Caso a nota emitida, onde tem o vínculo entre a etiqueta e o cliente que irá receber o produto (feito o vínculo da etiqueta de serialização pelo Romaneio), ao cancelar esta nota, será excluído  o vínculo entre o produto e a etiqueta de serialização.

    2. Visualizar histórico da etiqueta

    Através da tela Consulta Etiqueta (menu utilitários) é possível verificar o histórico onde produto esteve e se o mesmo já foi retornado.

    Quando o produto tem a data de retorno informada indica que o produto já retornou para a empresa, caso contrário indica que o produto ainda não retornou ou não passou pelo processo de retorno.


    3º Etapa: Retorno do Produto

    1. Retorno Produto

    Na tela de Controle Retorno de Produto – Leitura de Etiqueta (menu utilitário) é possível realizar o retorno dos produtos, para que o mesmo fique disponível para ser enviado novamente para outro cliente.


    Se o item já foi retornado exibi uma observação:


    2. Relatório de retorno de Produtos –Leitura de Etiqueta

    Para auxiliar no gerenciando dos itens que estão sendo enviados e retornados, tem o relatório Web Relatório de Retorno de Produtos – Leitura de Etiqueta (Relatório Logística)