Objetivo do Projeto – Ailos

Sobre o Projeto

Funcionalidades específicas desenvolvidas para atender a necessidade de separar os documentos já publicados no SmartShare do tipo Cartão de Assinatura (assinaturas do cooperado e dependentes), para que cada página no arquivo seja separada e gere um novo documento publicado com os mesmo índices. 

Realizado o desenvolvimento do Aplicativo de Separação, para efetuar a separação de arquivos legado. Realizada alteração no SmartShare ScanPublisher para efetuar a separação do arquivo, publicando os arquivos em TIFF e configuração de resolução de DPI. Realizado desenvolvimento de um novo Gerenciamento de Diretórios de Rede para cadastro dos diretórios de rede. Realizada adaptação na regra de envio, para efetuar o envio dos arquivos para mais de um diretório de rede.

Aplicativo de Separação

 O Aplicativo de Separação realiza uma consulta no SmartShare buscando todos os tipos de documento que forem Cartão de Assinatura. Ao obter estes documentos realiza uma higienização destes documentos validando página por página para verificar se são efetivamente cartões de assinatura. 

O aplicativo separa em diferentes arquivos cada página do documento. Realizando uma validação através de OCR para identificar se o documento é um cartão de assinatura, através do conteúdo padronizado no documento. 
Quando identificado que o documento é um cartão de assinatura, executa dois procedimentos:

  • Quando primeira página (ou página única), revisa o documento original apenas com essa página do cartão de assinatura. Quando não for a primeira página (ou mais de uma página), publica um novo documento no SmartShare com os mesmos índices, perfis e data de efetivação e vencimento.
  • Após realizar as devidas publicações, os arquivos separados são convertidos para TIFF, na resolução configurada. Enviados para um diretório pré configurado, de forma que estes documentos possam ser processados pela Sincrônica.

Os documentos publicados no SmartShare estão convertidos para TIFF, na resolução configurada. 
Todo o controle do que foi realizado pelo aplicativo fica registrado de forma que não seja realizado o processamento de um mesmo documento mais de uma vez.

Os documentos que não são identificados como cartões de assinatura pela verificação via OCR são movidos para uma pasta de crítica, onde pode ser realizado um trabalho manual pela equipe Ailos para publicação e disponibilização destes arquivos.

SmartShare ScanPublisher

Para os novos documentos incluídos na ferramenta, o SmartShare ScanPublisher permite realizar a quebra do documento automaticamente por página. Dessa forma, todos os cartões de assinatura que entrarem na ferramenta serão quebrados e publicados na ferramenta. A publicação destes novos documentos respeitará a configuração de quebra e conversão para TIFF feita no ScanPublisher. Não há validação no ScanPublisher para identificar se o documento é um cartão de assinatura. 

Envio para Diretórios de Rede

Para enviar os arquivos do cartão assinatura para dois tipos de diretório de rede além do diretório padrão do SmartShare, é necessário efetuar o cadastro desses diretórios e vinculá-los a Regra de Envio. Os diretórios de rede são incluídos no Gerenciamento de Diretórios de Rede, permite cadastrar um ou mais diretórios de rede com definição de usuário e senha que são utilizados para acessar cada diretório configurado. Para enviar os documentos para os diretórios cadastrados, deve-se vincular o diretório de rede a uma Regra de Envio através do tipo de envio, “Diretório de Rede”. A estrutura permite adicionar mais de um diretório de rede (limitado em 5). No campo são listados todos os diretórios de rede ativo, conforme cadastro no Gerenciamento de Diretórios de Rede.   

Ressaltamos que a garantia do envio do documento depende das configurações das regras de envio corretamente e das credenciais informadas no gerenciamento de diretório também estarem corretas.