Gerenciamento de Regras de Envio – Ailos
O Gerenciamento de Regras de Envio permite que o administrador defina se todos os documentos publicados serão enviados para um FTP, Web Service ou Diretório de Rede. Caso seja configurada mais de uma regra para o mesmo tipo de documento, sempre será atendida apenas a primeira regra cadastrada.
Tipo de Envio – Diretório de Rede
Esta opção possibilita o envio de documentos publicados no SmartShare para diretórios de rede configurados.
Para a inclusão de novo registro do tipo de envio Diretório de Rede, o usuário deverá acessar a aba Incluir, que apresentará ao usuário a tela de inclusão. Abaixo detalhamento dos campos da tela:
Tipo de Envio: Neste campo deve ser marcada a opção Diretório de Rede;
Descrição: Informar o nome da Regra de envio Diretório de Rede;
Diretórios: Neste campo deve ser selecionado o caminho do diretório de rede, e podem ser adicionados até 5 diretórios que estejam ativos, para a mesma regra;
Tipos de Documento: Neste campo é possível associar ou desassociar os tipos de documentos cadastrados no SmartShare que irão utilizar a regra que está sendo cadastrada;
Índice: Irá listar os índices que os tipos de documentos associados na tela possuem em comum;
Condição: Neste campo existem duas opções: igual e diferente, que se referem ao valor do índice informado;
Valor: Neste campo deve ser informado o valor que o índice e a condição devem respeitar. Neste campo poderão ser adicionados múltiplos valores para comparação, separando os valores com ‘;’ (ponto e vírgula). Quando utilizado ‘;’ para condição Igual, o separador funciona como ‘OU’, caso a condição seja Diferente, o separador funciona como ‘E’;
Nomenclatura: Neste campo pode ser cadastrado um nome que será enviado ao Diretório de Rede. Esta nomenclatura cadastrada será aplicada para todas as publicações deste tipo de documento;
Aba Detalhar
Quando detalhada uma regra do tipo Diretório de Rede, em que o diretório de rede esteja inativo, o campo Diretório fica sinalizado e apresenta a seguinte mensagem: “Diretório encontra-se inativo e não pode ser usado”. Esta regra não será utilizada até que esta configuração seja alterada para um diretório de rede ativo. Caso o diretório fique ativo durante a alteração, somente será salvo regras com os diretórios ativos. Caso um dos diretórios estejam inativos, a regra ainda será executada, porém não enviará para este diretório inativo.
O sistema efetua até 3 tentativas de envio para cada regra e as informações de envio podem ser verificadas em banco de dados e Log.
É importante cadastrar uma regra de envio somente após realizar a execução do aplicativo Separação Cartão Assinatura, garantindo que os arquivos separados e convertidos não sejam replicados no diretório de envio.
Tabelas Envolvidas
Para atender ao projeto algumas tabelas específicas foram criadas, sendo elas:
- CONTROLEREGRAENVIO_VER_DOC – Nesta tabela ficam registradas os documentos que possuem uma regra de envio associada ao seu tipo de documento, a partir deste registro será feita a verificação através do agent para saber qual regra será atendida e em seguida será registrada na tabela controleregraenvio;
- CONTROLEREGRAENVIO – Nesta tabela ficam registrados os documentos que atenderam a uma regra e nela ficam salvos os registros de envio destes documentos ao diretório configurado no Gerenciamento de Diretório de Rede;
Todas as etapas são registradas em um log chamado TransferenciaFTP_datadodia.log, onde na datadodia é registrada a data do dia que foi executado o agent. Este log fica na pasta do Agent, dentro da pasta de instalação do SmartShare;