Apêndice V: Condições de Avanço por Campos do Formulário
CONDIÇÕES DE AVANÇO POR CAMPOS DO FORMULÁRIO
As condições de avanço baseada em campos do formulário, podem ser utilizadas para definir o destino da atividade dependendo do valor informado em um campo do formulário vinculado a atividade. Segue abaixo possíveis comparações para validar a condição por campos do formulário:
1º Comparando campo Numérico: Para comparar campos do tipo Moeda, Número Decimal e Número Inteiro entre si e/ou sobre algum valor inserido no formulário, o administrador poderá utilizar os operadores: menor (<), maior (>) e igual (=).
Exemplo entre campo: [CAMPO_2] >= [CAMPO_3]
Exemplo com valores: [CAMPO_1] <= 10000
2º Comparando campo Alfanumérico Preenchido: Para comparar campos do tipo String entre si e/ou sobre algum valor (texto) informado no formulário, os operadores aceitos são: o igual (==) e o diferente (!=).
Exemplo entre campos: “[CAMPO_1]” == “[CAMPO_2]”
Exemplo com valores: “[CAMPO_1]” == “texto”
Exemplo com valores: “[CAMPO_2]” != “texto”
3º Comparando campo Alfanumérico Vazio: Para comparar campos do tipo alfanumérico vazios (Sem valor informado) é necessário colocar o valor de comparação entre aspas duplas e deixar um espaçamento entre as mesmas. Os operadores aceitos para este tipo de condição, são: o igual (==) e o diferente (!=).
Exemplo com valores: “[CAMPO_1]” == ” “
Exemplo com valores: “[CAMPO_2]” != ” “
4º Comparando campo Data: Para comparar campos do tipo Data, o valor é considerado como sendo String e os operadores de comparação aceitos são o igual (==) e o diferente (!=). O campo e o valor a serem comparados devem estar entre aspas e o formato da data deve ser dd/mm/aa.
Exemplo entre campos: “[CAMPO_3]” == “[CAMPO_5]”
Exemplo com valores: “[CAMPO_3]” == “02/10/2013”
5º Comparando campo Única Seleção (combo): Para a comparação de campos do tipo seleção o valor de comparação considerado é o código da opção cadastrada. Os operadores aceitos são o igual (==) e o diferente (!=). Neste caso o campo e o valor devem estar entre aspas, e os campos do tipo SIM/NÂO com os valores (1) SIM e (2) NÂO.
Exemplo: “[CAMPO_1]” == “1”
6º Concatenando Condições (Operadores AND e OR): A concatenação de condições funciona apenas para comparação de valores numéricos, podendo utilizar como operadores (&&) ou (||).
Exemplos: ([CAMPO_7] == [CAMPO_8]) && ([CAMPO_9] > [CAMPO_10])
([CAMPO_7] == [CAMPO_8]) || ([CAMPO_9] > [CAMPO_10])
7º Para validar se o campo possui valor: Para validar se um campo não possui valor, deve se fazer uma comparação com o texto [NULL], onde os operadores aceitos são o igual (==) e o diferente (!=). Neste caso o campo e o valor devem estar entre aspas.
Exemplo: “[CAMPO_1]” == “[NULL]”
8º Comparando campo em branco/vazio: Para comparação de campos fo formulário em branco e a partir deste ponto definir o destino que a atividade será avançada, deve-se fazer uma comparação com o texto vazio, onde os operadores aceitos são o igual (==) e o diferente (!=). Neste caso, o campo e o valor em branco devem estar entre aspas, sendo que, deve haver um espaçamento entre as aspas que correspondem o valor em branco.
Exemplo: “[CAMPO_2]” == ” “
Exemplo: “[CAMPO_2]” != ” “