Como homologar equipamentos para coleta de contadores?
Para utilizar o sistema OIDSearcher responsável por realizar a homologação na coleta de contadores de equipamentos não homologados, é necessário que os seguintes pré-requisitos sejam atendidos:
● Ter em mãos o Número de Série da Impressora;
● Ter o Modelo da Impressora;
● Ter os Contadores de Página (Total, Mono, Color, Duplex);
● Ter os percentuais dos Níveis de Toner;
Todas as informações referentes aos requisitos citados acima, você consegue obter através da página WEB da impressora no menu Contadores (O local desse menu pode variar de acordo com o fabricante do equipamento) ou através do relatório de contadores impresso.
Com todos os dados em mãos, seguir o procedimento descrito abaixo:
1. Abrir a ferramenta OIDSearcher e na tela inicial, preencher no campo IP o endereço vinculado ao equipamento, em seguida pressione o botão LER ÁRVORE;

Após o término da leitura da árvore de OIDs, o sistema irá, automaticamente, acessar a página Web do equipamento.
2. Clicar no menu Acesso WEB e abra a tela de contadores do equipamento (se possível), em seguida acione o botão ▲ (Canto inferior direto) para abrir o painel de contadores do sistema. Verifique se os contadores estão corretos;

3. Faça a mesma verificação com os valores de níveis de toner.
4. Se os contadores estiveram corretos, basta acessar o menu Ferramentas e selecionar a opção Visualizar Implementação. Feito isso, na tela que será apresentada, basta adicionar o nome de quem executou o procedimento de homologação e clicar no botão SALVAR .CS.

Se os valores coletados pelo equipamento estiverem divergentes, aplique os passos descritos no artigo: O que fazer se houverem divergências nos valores coletados (Equipamento X OIDSearcher)?