Configurando o SmartConverter

O SmartConverter possui uma licença que é necessária para o seu completo funcionamento. Essa licença é gerada e administrada pelo portal de licenças da Selbetti.

Para configurar o voucher, será necessário acessar a opção licença no menu do configurador. Nessa tela haverá um campo para informar o voucher, após informar é só clicar no botão salvar.

 

A licença informada só será validada após o serviço ser iniciado. Essa validação ocorre de forma online, para isso o usuário do serviço deverá ter acesso irrestrito a seguinte URL:  http://cloud.smartshare.com.br/SmartPortal/

O Voucher pode ser atualizado no futuro, em caso de expiração, para isso ser possível é só repetir os passos acima com o novo voucher a ser utilizado.

Configurar pasta de monitoramento

O próximo passo é configurar as pastas que o serviço irá monitorar e fazer as conversões. Para realizar essa configuração, acesso o aplicativo Selbetti.SmartConverter.Interface, e no menu escolha o opção Monitor de pastas.

Nessa etapa o usuário deverá escolher o diretório RAIZ a ser monitorado e na sequência escolher quais subpastas serão monitoradas. As configurações das subpastas foram adicionadas para cenários onde nem todas as impressoras precisam da funcionalidade de conversão (cada subpasta pertence a uma impressora).

Ao selecionar a pasta raiz o sistema já irá validar se o usuário deseja carregar todas as subpastas já selecionadas. Se escolher a opção sim, todas serão exibidas como selecionadas na tela.

Ao clicar em selecionar subpastas é possível escolher quais pastas serão monitoradas. No exemplo acima a pasta referente a Impressora D não será monitorada.

Configurar quantidade de processamentos

Na nova versão do SmartConverter é possível configurar a quantidade de processamentos que irão ocorrer de forma simultânea, afim de melhorar o tempo de entrega de cada conversão. Para alterar essa configuração é necessário acessar a opção de Proc. de arquivos. Por padrão o sistema já traz preenchido com o número mínimo de processamento preenchido.

Recomendamos não configurar um número muito alto devido ao poder de processamento da máquina, que poderá tornar o processo mais lento, gerando um efeito inverso. Um número de referência seria configurar valor igual ao número de núcleos do processador.

Alterar parâmetro de configuração

No arquivo config.ini disponível na pasta principal do serviço, deve ser alterado o caminho da tag “PortalUrl”:”http://localhost:1255/Services/ServicePortal.svc”, pelo caminho do SmartPortal, Exemplo: “PortalUrl”:”http://cloud.smartshare.com.br/SmartPortal/Services/ServicePortal.svc”

Ao iniciar o serviço já irá validar o voucher de licença informado, caso ele seja valido será exibido na tela de configuração a mensagem de serviço Iniciado.

Na tela de licença será possível ver a licença gerada a partir do voucher informado:

Alterar o usuário do serviço

Em alguns casos, devido a problemas de permissão é necessário alterar o usuário utilizado para executar o serviço do Converter, para um usuário com permissão de administrador da máquina. Para isso é necessário acessar a tela de configuração de serviços do windows.  Localizar o serviço Selbetti.SmartConverter e alterar a conta de logon:

Recomendamos sempre fazer essa alteração para não haver problemas de permissionamento.