Crítica

A área de críticas apresentará ao usuário conferente, todos os documentos que não foram processados pela indexação automática, decorrentes de algum erro e/ou falha na documentação existente no processo do cliente selecionado detalhando o motivo pelo qual o arquivo não conseguiu ser automaticamente indexado para que o usuário trate este documento manualmente.
Segue algumas ações que podem interferir no correto funcionamento da indexação automática via Código de Barras e/ou QR Code e direcionar um documento para a crítica, são elas:

• Se algum índice obrigatório para o tipo de documento não for preenchido no documento;
• Se não possuir identificador de tipo de documento para arquivos com QR Code;
• Caso a extração do código de barras não ocorra corretamente, devido à má qualidade da digitalização do documento ou o código de barras não atende a quantidade de caractere esperada;
• Se um código de barras utilizado para consultar os valores dos índices do documento não retorne dados;
• Caso seja identificado que houve problema na quebra automática;

Para acessar à área de críticas, o usuário logado deverá possuir credencias de Conferente, só assim, o mesmo poderá selecionar o menu Crítica, no ícone SmartShare DI Client, localizado na barra de ferramentas do servidor, como mostrado na figura abaixo.

Ao selecionar o ícone de crítica a tela Confere Indexação Automática será apresentada ao usuário conferente e disponibilizará na parte superior da tela dois filtros: Cliente e Tipo de Documento. Através dos filtros apresentados em tela, será possível pesquisar os resultados de documentos em crítica por um tipo de documento específico e/ou por todos os tipos de documentos pertinente ao cliente informado. Após selecionar cliente e tipo de documento, o usuário deverá clicar no botão CARREGAR para realizar a busca, em que, o resultado encontrado será disponibilizado no painel central da tela. Caso a quantidade de documentos com erro para os tipos de documentos selecionados for extensa, o usuário poderá utilizar a função de Expandir/Contrair Grid para ter acesso às informações de todos os documentos listados que estarão agrupados por tipo de documento, título, quantidade de páginas, descrição do erro que foi o motivo de o documento estar sob a necessidade de crítica e os valores dos índices configurados para aparecer na crítica.
No SmartShare a mesma listagem de documentos em crítica poderá ser consultada, para isso, o usuário deverá verificar o Relatório de Críticas disponível no sistema.

A correção individual de dados dos documentos apresentados na lista de crítica será iniciada ao aplicar um duplo clique sobre algum item disposto na lista de crítica, com isso, a tela de Indexação Manual será apresentada ao usuário conferente para que seja realizada as devidas correções no documento. Sendo possível realizar a correção em lote para os documentos em crítica, para isso, o usuário deverá clicar no botão CRITICAR OS 100 DOCUMENTOS MAIS ANTIGOS, que quando acionado, abrirá a tela de
Indexação Manual, dando sequência a crítica dos documentos, levando em consideração os 100 documentos mais antigos com pendência de crítica.
Após a correção do documento individual ou da lista de documentos em lote, o mesmo será retirado da crítica e encaminhado diretamente para a fila de transferência e o usuário direcionado novamente a tela Confere Indexação Automática, onde poderá dar continuidade ao processo de conferência. Para atualizar a grade com a lista de documentos em crítica, o usuário deverá clicar no botão correspondente com a ação. Ao concluir a conferência dos documentos em crítica, clicar no botão FECHAR e sair da tela de conferência.
Quando o motivo do documento estar na crítica for por falha na quebra automática, ao clicar sobre o item abrirá a tela de Indexação Manual onde será possível realizar a divisão manual do documento. Nesta tela será apresentado um campo chamado: Quebrar nesta página que ao ser clicado no ícone, irá gerar um novo documento, que será salvo no caminho de disponibilização, que é configurado no DI Server.