Gerenciamento de Tipo de Ação

Essa funcionalidade do SmartShare, permite que o administrador crie e gerencie as ações que serão realizadas no sistema, ou seja, os procedimentos que um usuário poderá desempenhar em uma determinada tela e/ou aplicação. Alguns tipos de ação considerados padrão, são adicionados no momento da instalação do sistema. 

Aba Incluir

A seguinte aba permitirá que o administrador, realize a inclusão de novos tipos de ação que serão associados aos tipos de aplicação para o Gerenciamento de Notificações. Os campos deverão ser preenchidos da seguinte forma: em Código, informar um código para a ação, em Descrição, informar o nome da ação a ser criada e em Padrão, marcar se o tipo de ação criada será considerado padrão para os tipos de aplicação (Figura abaixo). Após o preenchimento dos campos, o administrador deverá clicar em SALVAR, para concluir a inclusão do registro.

Aba Listar

Na aba Listar, o administrador encontrará todos os tipos de ação cadastrados no SmartShare, com informações gerais sobre cada registro (Figura abaixo, passo 1). A aba de listagem permite que o administrador ordene os registros, a fim de, localizar os mesmos de forma rápida e eficiente, essa ordenação poderá ser feita da seguinte forma:

Por Código: Organizará os registros por ordem de código (Crescente ou Decrescente). Para ativar este tipo de ordenação, clicar em cima de Código, para listar em ordem crescente e outro clique para listar em ordem decrescente (Figura abaixo, passo 2);

Por Descrição: Irá organizar os registros por ordem alfabética, usando como critério a Descrição, como mostrado na figura abaixo o passo 3;

Por Padrão: Organizará os tipos de ação por registros selecionados como padrão, clicar em cima desta opção para ativar a ordenação (Figura abaixo, passo 4);

Também na aba Listar, o administrador poderá realizar buscas por ações cadastradas, através da aba Buscar, como mostrado na figura acima o passo 5, onde a descrição da ação ou parte da mesma deverá ser informada para realizar a busca. Nesta aba, será disposto ao administrador a barra de navegação entre listagem de registros, nela o mesmo visualizará a quantidade total de registros cadastrados, podendo alterar a forma de exibição dos mesmos ou navegar pelas páginas através da barra, como mostrado na figura acima o passo 6.

Para obter informações referente à barra de navegação, leia Paginação.

EXEMPLO 09: TIPOS DE AÇÃO

Ao realizar a publicação de um tipo de documento (aplicação), as ações associadas ao mesmo, como: editar, revisar e enviar por e-mail poderá ser realizada pelos usuários que possuem permissão a tal, após a conclusão da publicação do documento.

Aba Detalhar

A aba Detalhar poderá ser acessada de duas maneiras, ao localizar o registro que deseja detalhar, clicar sobre o mesmo e em seguida na aba Detalhar ou através da aba de listagem no ícone Detalhes (Figura acima, passo 7). Ao detalhar um registro, o administrador encontrará todas as informações referentes ao registro cadastrado, como mostrado na figura abaixo o passo 1, possibilitando ao mesmo a edição dos campos do registro selecionado.

Para sair da tela Gerenciamento de Tipo Ação, o administrador deverá clicar na opção SAIR, representada pelo ícone (X).

Para obter informações referente à exclusão de registros, leia Apêndice III: Processo para Exclusão de Registros Publicados para Gerenciamento.