Gerenciamento de Nomenclatura
Esta funcionalidade do SmartShare, dispõe ao administrador a possibilidade de customizar o título dos documentos ao realizar o download único dos mesmos através do visualizador de publicações ou no download através do processo de geração de pacote. Este recurso permite configurar no título do documento valores dos índices do documento e também valores resultantes de consultas SQL. Importante ressaltar que, ao executar o procedimento para criar o nome do arquivo, caso o resultado da consulta retorne múltiplos valores, o sistema irá replicar o documento de acordo com o número de registros encontrados e compacta-los em um arquivo de extensão zip.
EXEMPLO: DOWNLOAD COM NOMENCLATURA ESPECÍFICA
Segue um exemplo caso o resultado de uma consulta SQL retorne múltiplos valores. Nesse exemplo será utilizado como parâmetro para explicação números e séries de notas fiscais, na qual é desejado que o nome do documento gerado contenha o número de série e o número da nota em questão. Após as configurações de nomenclatura, durante a criação do pacote download, onde a consulta SQL será executada a fim de buscar os dados da nota fiscal, caso a mesma estiver vinculada a mais de uma nota, o sistema irá automaticamente replicar a quantidade de arquivos, de acordo com o número de registros encontrados, ou seja, se a CT-e 100 possuir três notas vinculadas sendo, 1001, 2002 e 3003 será gerado um arquivo no formato zip contendo três arquivos com os seguintes nomes: 01-1001.pdf, 01-2002.pdf e 01-3003.pdf onde o primeiro dígito é o número de série e após o traço o número da nota em questão.
Aba Incluir
Para iniciar as configurações de nomenclatura o administrador deverá acessar a publicação Gerenciamento de Nomenclatura, e na aba Incluir, determinar os valores que irão possuir configurações específicas para o download, para isso (Figura abaixo):
Padrão: Indicar se a nomenclatura que está sendo criada será utilizada como padrão caso nenhuma chave for encontrada;
Chave: Informar um valor único que será utilizado para realizar o vínculo entre o valor do índice do documento e a configuração específica de nomenclatura;
Descrição: Informar a propriedade responsável por definir o título específico do arquivo dentro do pacote de download, podendo ser composto por caracteres fixos, índices do documento em questão e/ou o retorno da consulta configurada:
- Se utilizar índice documento: Deverá ser configurado o coringa do índice [IND_CÓDIGODOTIPODEÍNDICE] – [IND_1].
- Se utilizar o retorno da consulta: Deverá ser configurado na descrição o seguinte coringa, [RET_POSIÇÃODORETORNONACONSULTA] – [RET_1].
Conexão: Informar à conexão que será utilizada para execução do comando SQL que servirá como base para nomear os arquivos. Por padrão, os registros de conexão devem ser cadastrados previamente no Gerenciamento de Conexões, para que os mesmos sejam listados neste campo;
Consulta: Informar o comando SQL que será executado pela aplicação com as colunas resultantes que serão utilizadas para nomear o arquivo. Para o carregamento dinâmico dos coringas será considerado apenas o primeiro resultado encontrado na consulta SQL cadastrada;
Com os campos devidamente preenchidos, o administrador deverá clicar no botão SALVAR para confirmar a inclusão do registro.
Aba Detalhar
Na aba Detalhar, o administrador terá acesso a informações detalhadas referentes ao registro de nomenclatura selecionado (Figura abaixo, passo 1), podendo realizar nesta tela a edição dessas informações e/ou exclusão do registro detalhado. Caso alterações sejam realizadas no registro, clicar no botão SALVAR para concluir a edição e para cancelar a edição, clicar no botão CANCELAR. Para continuar a edição de registros, o administrador poderá utilizar a barra de navegação, como mostrado na figura abaixo o passo 2.
Aba Listar
Todas as nomenclaturas cadastradas no sistema ficarão dispostas na aba Listar (Figura abaixo, passo 1), permitindo ao administrador ordenar os registros apresentados por ordem alfabética, crescente e decrescente, usando como critério a chave do registro, a descrição ou se o mesmo é padrão ou não (Figura abaixo, passo 2). Além disso, será possível realizar buscas por todos os registros cadastrados, através da aba Buscar (Figura abaixo, passo 3) informando o nome da chave ou parte da mesma que deseja localizar.
Através dessa aba é possível também, acessar mais informações referente as nomenclaturas listadas e/ou excluir um registro, para isso o administrador deverá clicar sobre os ícones correspondentes dispostos ao lado de cada nomenclatura.
Para sair da tela de Gerenciamento de Nomenclaturas, o administrador deverá clicar na opção SAIR, representada pelo ícone (X).